O trabalho no atelier de arquitectura foi a base da carreira do Duarte Cardoso Ferreira.
Chegou mesmo a fundar o seu próprio escritório com outros sócios e amigos de longa data e nunca pensou em deixar de ser arquitecto, até chegar a crise do sub prime.
A mudança tornou-se inevitável, e o que ao início era suposto ser uma incursão temporária pelo mundo corporativo, revelou-se um caminho cheio de surpresas e oportunidades. Caminho esse que o levou até à maior imobiliária do mundo, a CBRE, onde hoje é responsável nacional pela área de consultoria estratégica.
Ao longo desta estrada (e deste podcast), tem como fiéis companheiros musicais Herbie Hancock, Keith Jarrett, Miles Davis, Bach e os Pearl Jam.
Nesta série de entrevistas, conversamos com arquitectos que não seguiram o caminho tradicional da profissão: com um pé na arquitectura, a sua actividade profissional encontrou terreno fértil noutros campos criativos. Navegamos entre expectativas e arquétipos: procuramos compreender de que modo(s) uma formação em arquitectura possibilitou um percurso profissional alternativo, como se processou essa "transição" e onde ainda se manifesta essa matriz na sua atividade diária.
Conversamos no espaço de trabalho de cada convidado, que escolhe também a banda sonora, entre a música que ouve enquanto trabalha ou simplesmente aquela que não consegue deixar de ouvir.
Carla Lopes formou-se em Arquitectura na Universidade de Coimbra e exerceu a profissão em Portugal, Espanha e Suíça. Paralelamente, trabalhou em rádio como animadora e realizadora de programas, na Rádio Universidade de Coimbra, na rádio SBSR e na Rádio Observador. “Fora de Pé” é a sua primeira produção em formato podcast, para a Rádio Antecâmara.
Fale connosco: foradepepodcast@gmail.com