Entre a arquitectura e a arte, assim tem sido o percurso da Filipa Alfaro.
Quando o trabalho do atelier a ocupava muito mas lhe dava pouco, a paixão de sempre pela arte guiou-a até ao mestrado em Estudos Curatoriais. E, a partir daí, nunca mais parou, entre desenho de exposições, de catálogos, produção, são mais do que sete ofícios, entre os quais se inclui o trabalho direto com artistas plásticos.
Um caminho feito sem planos, à boleia da música de Patti Smith, Bruno Pernadas, Kamasi Washington, Phillip Glass e Rita Lee.
Nesta série de entrevistas, conversamos com arquitectos que não seguiram o caminho tradicional da profissão: com um pé na arquitectura, a sua actividade profissional encontrou terreno fértil noutros campos criativos. Navegamos entre expectativas e arquétipos: procuramos compreender de que modo(s) uma formação em arquitectura possibilitou um percurso profissional alternativo, como se processou essa "transição" e onde ainda se manifesta essa matriz na sua atividade diária.
Conversamos no espaço de trabalho de cada convidado, que escolhe também a banda sonora, entre a música que ouve enquanto trabalha ou simplesmente aquela que não consegue deixar de ouvir.
Carla Lopes formou-se em Arquitectura na Universidade de Coimbra e exerceu a profissão em Portugal, Espanha e Suíça. Paralelamente, trabalhou em rádio como animadora e realizadora de programas, na Rádio Universidade de Coimbra, na rádio SBSR e na Rádio Observador. “Fora de Pé” é a sua primeira produção em formato podcast, para a Rádio Antecâmara.
Fale connosco: foradepepodcast@gmail.com