O percurso do Pedro Serrazina começou pelo curso de arquitetura, que ficou inacabado, para permitir uma dedicação total à animação.
A banda sonora que o Pedro escolheu para a sua história é extensa e aqui houve espaço apenas para os Bauhaus, Robert Fripp, Brian Eno, The Legendary Tigerman, Talk Talk e Jóhann Jóhannsson.
Professor, investigador e realizador premiado de cinema de animação, desde a sua primeira curta, “Estória do gato e da Lua”, estreada internacionalmente no festival de Cannes. O seu trabalho tem várias expressões, entre a curta-metragem, as instalações “site-specific”, videoclips, workshops, publicações e projetos académicos, num percurso marcado pelas relações entre a arquitetura, o espaço público e o cinema de animação.
Nesta série de entrevistas, conversamos com arquitetos que não seguiram o caminho tradicional da profissão: com um pé na arquitectura, a sua atividade profissional encontrou terreno fértil noutros campos criativos. Navegamos entre expectativas e arquétipos: procuramos compreender de que modo(s) uma formação em arquitectura possibilitou um percurso profissional alternativo, como se processou essa "transição" e onde ainda se manifesta essa matriz na sua atividade diária.
Conversamos no espaço de trabalho de cada convidado, que escolhe também a banda sonora, entre a música que ouve enquanto trabalha ou simplesmente aquela que não consegue deixar de ouvir.
Carla Lopes formou-se em Arquitectura na Universidade de Coimbra e exerceu a profissão em Portugal, Espanha e Suíça. Paralelamente, trabalhou em rádio como animadora e realizadora de programas, na Rádio Universidade de Coimbra, na rádio SBSR e na Rádio Observador. “Fora de Pé” é a sua primeira produção em formato podcast, para a Rádio Antecâmara.
Os episódios do podcast Fora de Pé têm sonoplastia de Diogo Nabais.
Créditos Fotográficos da Imagem de capa - Daniel Seung Lee.