Tânia Teixeira é arquitecta, formada no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. Exerceu a profissão em Itália até ao regresso a Portugal para trabalhar exclusivamente com construção em terra. Fundou o atelier CRU arquitectura e investigação, a operar na Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo.
A sua banda sonora de eleição inclui Arvo Part, Steve Reich, Bjork e Kronos Quartet.
Nesta série de entrevistas, conversamos com arquitetos que não seguiram o caminho tradicional da profissão: com um pé na arquitectura, a sua atividade profissional encontrou terreno fértil noutros campos criativos. Navegamos entre expectativas e arquétipos: procuramos compreender de que modo(s) uma formação em arquitectura possibilitou um percurso profissional alternativo, como se processou essa "transição" e onde ainda se manifesta essa matriz na sua atividade diária.
Conversamos no espaço de trabalho de cada convidado, que escolhe também a banda sonora, entre a música que ouve enquanto trabalha ou simplesmente aquela que não consegue deixar de ouvir.
Carla Lopes formou-se em Arquitectura na Universidade de Coimbra e exerceu a profissão em Portugal, Espanha e Suíça. Paralelamente, trabalhou em rádio como animadora e realizadora de programas, na Rádio Universidade de Coimbra, na rádio SBSR e na Rádio Observador. “Fora de Pé” é a sua primeira produção em formato podcast, para a Rádio Antecâmara.
Os episódios do podcast Fora de Pé têm sonoplastia de Diogo Nabais.
Créditos Fotográficos da Imagem de capa - Daniel Seung Lee.