Listen

Description

O ano de 2025 está sendo marcado pela chegada às farmácias e drogarias das primeiras canetas emagrecedoras produzidas integralmente no Brasil.

Um dos pontos positivos é a possibilidade de produzidas nacionalmente serem vendidas a preços mais atrativos do que as importadas.

Outra novidade é a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de retenção da receita na hora da compra. O objetivo é controlar o uso indiscriminado das canetas, que viraram febre nos últimos anos aqui no país.

Hoje, cerca de 60% da população brasileira está acima do peso ou com obesidade. Apesar de auxiliarem no emagrecimento, as canetas têm como principal indicação nas bulas o controle do diabetes.

Para debater essas questões, o Palavra Aberta recebe o médico endocrinologista e metabologista José Cupertino, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, e o médico, mestre e doutor em Cirurgia, especialista em cirurgia bariátrica, e redução do estômago, Renê Berindoague, que também é secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.