Está no ar o primeiro episódio da segunda temporada do #TelaHabitada. Carlos Nogueira centra-se em questões de raiz tectónica e poética onde conceitos como permanência efémero e sagrado são eixos sempre presentes. Dissecámos a construção, as palavras, a casa, a viagem até ao Horta e a arquitectura de Peter Zumthor. Sob a forma apaixonada que o caracteriza, Carlos termina com outra dezena de arquitectos deixando no ar a promessa de uma conversa que tem de continuar.
Arquitectos e obras mencionadas:
Victor Horta, Casa Tassel (1892)
Victor Horta, Museu Horta (1898-1901)
Peter Zumthor, Termas de Vals (1993-96)
Peter Zumthor, Capela Saint Benedict (1988)
Álvaro Siza, Piscinas de Leça (1960-66)
Álvaro Siza, Igreja Santa Maria, Marco de Canaveses (1990-96)
Eduardo Souto de Moura, Estádio do Braga (2000-2004)
Eduardo Souto de Moura, Capela para o Vaticano (Bienal de Veneza 2018)
Manuel Aires Mateus, Musée de l'Elysée and MUDAC (2015-2022)
Manuel Aires Mateus, Cabanas no Rio (2013)
Carrilho da Graça
Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos
João Mendes Ribeiro
Inês Lobo
Paulo David
João Favila
Ricardo Bak Gordon
José Adrião
Pedro Pacheco, Cemitério na Luz (2002)
Rui Mendes
Créditos:
©Gonçalo Henriques + Estudo Prévio
Cortesia Álvaro Siza
Hélène Binet
Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado.
Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.
Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.