Ouvir Ivo Barão falar-nos sobre as obras de arte que o impressionam, é chegar um pouco mais perto do seu trabalho enquanto arquitecto. São obras que carregam uma radicalidade no gesto e uma carga ideológica tão intensa que nos transportam para atmosferas densas, ambíguas e (in)finitas. Not Vital, Hannsjörg Voth e Caspar David Friedrich foram os artistas escolhidos para este episódio.
Artistas e obras mencionadas:
Not Vital, “House to Watch the Sunset”, Niger (2005)
Hannsjörg Voth, “Boot aus Stein” (1978-81)
Caspar David Friedrich, “Das Eismeer” (1824)
Hannsjörg Voth, “Stones live forever” (1977)
Not Vital, “Makaranta School” (2004)
créditos:
Ivo Barão
Not Vital
Rob Bogaerts / Anefo
Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado.
Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.
Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.