
Olá, aqui quem fala é Tarcísio Rodrigues e este é o podcast Jardim Eclético.
Nesta edição mostraremos um pouco de rock progressivo.
Mas o que vem a ser rock progressivo?
Segundo a Wikipedia:
“Rock progressivo é um estilo de rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra. Conseguiu se tornar muito popular na década de 1970, e ainda hoje possui muitos adeptos.
O estilo recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o rock estadunidense historicamente, influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o metal progressivo e o metal sinfônico. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse gênero.”
Com o advento do punk rock em meados dos anos 70 o rock progressivo foi saindo de cena e caindo no esquecimento. Mas até hoje existem vários aficcionados do gênero que para alguns é chato pra cacete por ter músicas muito longas e discos que contam histórias medievais por exemplo e por servirem para solos intermináveis de músicos ditos virtuoses em guitarra, baixo, teclado e bateria. Quem sabe quem é Rick Wakeman sabe do que eu estou falando kkkk
Mas é claro, existem músicas sublimes dessa fase do rock. Vamos ouvir alguma coisa hoje.
Nesta edição:
King Crimson - I talk to the wind
Renaissance - Let it Grow
Emerson, Lake and Palmer - Lucky man
Yes - Wonderous Stories
Genesis - follow you follow me
Illusion - Face of yesterday
Jethro Tull - Living in the past
Pink Floyd - Us and Them
Este podcast vai para o meu amigo Marco do Correio ( o Marcão) que é grande fã do gênero, apesar de já ter sido meio punk.
Obrigado pela atenção. Acompanhem nossos podcasts. Abraço a todos. Uma semana plena e feliz a todos. Até mais.