Listen

Description

Revoredo desta semana apresenta os álbuns Raiz (2021) e Cristalino (2025), do violeiro Ricardo Vignini, natural da capital paulista e membro fundador da banda Matuto Moderno, em 1999, pioneira na fusão do rock com a música caipira.

Ainda na mistura de gêneros, Vignini faz parte do duo Moda de Rock, com o também violeiro Zé Helder, em que faz releituras de artistas como Led Zeppelin, Nirvana, Metallica, Rolling Stones e Queen. Além disso, o violeiro também participou dos principais eventos sobre viola no Brasil, ganhando repercussão nacional e internacional.

Ao todo, Vignini gravou 27 álbuns, tanto no formato solo como com a banda Matuto Moderno, com Zé Helder, no duo Moda de Rock, e com artistas como Índio Cachoeira e o violeiro português O Gajo. O álbum Raiz, lançado em 2021, é dedicado inteiramente aos ritmos tradicionais caipiras, como cururus, chamamés e pagodes de viola. Para este trabalho, Vignini buscou inspiração nas obras de Índio Cachoeira, de quem produziu alguns trabalhos, nos álbuns de Gedeão da Viola, Zé do Rancho, Bambico e Helena Meirelles e, além disso, também se inspirou nos solos instrumentais de Tião Carreiro.

Já o álbum Cristalino, lançado em 2025, reafirma o espírito inquieto e experimental do violeiro por meio da viola eletrodinâmica, que funde a viola tradicional com a guitarra elétrica. O álbum conta com oito faixas, sendo seis delas autorais; uma colaboração com Índio Cachoeira e uma releitura da música Menino da Porteira.

Neste episódio foram tocadas as músicas: Jogo de Espelhos; Domingo na Vila; Bailado Andino; Menino da Porteira; Boca do Asfalto; Cristalino; Polyando; Ovo do Galo; Tinha Carreiro; Chá de Gengibre; Último Adeus; De Butuca; Batuque no Ranchão e Virei Jacaré.

Ouça o episódio completo no player acima.