Maurício Magaldi destaca neste episódio do BlockDrops no noomiscast a inédita autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso de blockchain para digitalização e modernização do diário de bordo, registro da documentação do voo. A Líder Aviação [companhia aérea brasileira especializada em fretamento aéreo, vendas e manutenção de aeronaves] é a primeira empresa do setor a receber autorização da Anac para usar este tipo de tecnologia, o que, na visão de Magaldi, traz ganhos de eficiência e transparência.
Ainda neste episódio, Magaldi comenta a novidade da Polygon, que construirá uma organização autônoma descentralizada [DAO, organização cujas regras são especificadas por meio de contratos inteligentes, os quais são executados e validados por uma blockchain ] para o setor de finanças descentralizadas (DeFi).
Por fim, o destaque é um grupo de desenvolvedores brasileiros, que criou um ativo digital para ajudar o desenvolvimento das periferias: a Favecoin, ativo digital desenvolvido para ser um token comunitário e levar oportunidades.
Seguem os links dos temas comentados: Diário de bordo em blockchain; Polygon; Favecoin
Ouça também a versão do podcast em inglês (listen to the english version of the podcast):
Magaldi é o convidado da noomis para trazer semanalmente para os ouvintes da plataforma os episódios do BlockDrops, o primeiro podcast em português sobre blockchain para negócios. Você pode acompanhar o BlockDrops no Instagram, Twitter ou enviar um e-mail para blockdropspodcast@gmail.com.
*Magaldi é CIMP-DG (Certified Information Management Professional - Data Governance), desenvolve projetos de transformação de negócios para a indústria financeira, com quase 20 anos de experiência em projetos para companhias como Banco Santander, Banco Safra, Citibank, Banorte, HSBC, e uma rápida passagem como gerente de serviços por uma startup local no setor de CRM. Faz mentoria de startups que baseiam seus modelos de negócios em tecnologias blockchain. Além desta tecnologia, suas áreas de especialização são governança de dados e transformação de processos de negócio. É baterista e letrista da banda VersOver, graduado em engenharia de produção pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e pós-graduado em finanças pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Quer ler mais conteúdo relevante como este? Cadastre seu e-mail para receber a noomisletter