
"Que pode haver de maior ou menor do que um toque?" - Walt Whitman.
E é isto o que se toca aqui na Rádio Patah : toques, os mais variados.
1. "Conversa de Botequim" (02:13) - Homenagem aos grandes Noel Rosa e Vadico, os compositores, e a Moreira da Silva, cuja interpretação é inigualável. Vale por todo um tratado de antropologia urbana, e é a mais perfeita tradução do carioca na MPB.
2. "Cais" (02:43) - Milton e Ronaldo Bastos compuseram esta pequena maravilha esclusivamente para Nana Caymmi, que não pode registrá-la por estar sem gravadora na época. Daí a presença da faixa no LP do Clube de Esquina. Só dois anos depois pudemos ouví-la na voz de Nana. E foi então que conhecemos a perfeição.
3. "Caravela" (03:36) - Uma das várias pérolas de Egberto Gismonti e Geraldinho Carneiro, na voz inconfundível de Olívia Byington. Poderia ter citado igualmente jóias como "Olha a Lua", "Mais clara, mais crua", e outras tão lindas quanto.
4. "Cálice" (04:02) - Esta é para lembrar de todas as músicas incríveis feitas durante a resistência à ditadura. De todas elas, é a que me parece a mais contundente. Homenagem a Chico Buarque e Milton Nascimento, que gravaram este dueto, e também a Gilberto Gil, lembrando a noite da Phono 73 quando Gil e Chico tiveram os microfones desligados pela censura para impedí-los de cantarem a letra proibida.
5. "Leilão" (03:44) - Quase ninguém conhece esta gema composta por Hekel Tavares e Joraci Camargo. Conheci gravada (e bem) no segundo disco de Fafá de Belém. Este lamento do escravo brutalmente separado de sua amada alcançou o seu máximo de dramaticidade na voz imensa de Cida Moreyra. Me faz chorar sempre, assim como "O Caderno", do Toquinho na voz do Chico.
6. "Papai Me Empresta o Carro" (03:12) - De Rita Lee, talvez a música mais rock'n' roll jamais composta em terras de Vera Cruz, homenageia todas as vertentes do rock brasileiro, dos Mutantes à Legião Urbana, passando pelo Barão e pelo Camisa de Vênus.
7. "Meninos" (04:13) - Composta por Juraildes da Cruz, é um hino à infância vivida nos interiores do Brasil, que atinge na interpretação de Xangai e do Quinteto da Paraíba seu ápice de beleza agreste. Homenagem aos grandes compositores dos sertões desta terra.
8. "Serafim e seus Filhos" (04:07) - De Ruy Maurity e José Jorge. "Bandoleros de los campos vierdes / Don Quijotes de Nuestro Desierto". Ouvi pela primeira vez no rádio esta história de lobisomem à brasileira. Gamei.
9. "Resposta ao Tempo" (04:43) - Composta por Aldir Blanc e Cristóvão Bastos, esta lindeza absoluta na voz de Nana Caymmi simboliza aqui toda a obra de Aldir Blanc, em especial aquela com o parceiro João Bosco.