Listen

Description

itunes pic
Eu fico um mês sem vir aqui e a vida muda toda, quase inteira.

Meu namoro termina de repente, as coisas começam a mudar muito rápido, os comportamentos mudam de repente, as pessoas se mostram de um jeito e depois se transformam em abóbora e eu só queria entender por que?

Por que não temos o cuidado de saber quem somos e o que queremos antes de se propor a sonhar junto com alguém, a fazer parte da vida de outra pessoa?

E eu tinha que aguentar você se contradizendo e fazendo tudo que até algum tempo você afirmou que não tinha mais sentido em sua vida? Eu tinha que aguentar você desleixado, bagunçando o que eu sentia por você contra a minha vontade? Eu tinha que aguentar suas desculpas, suas mentiras, sua falta de atenção? Eu estava com você por um único motivo: porque eu me sentia bem do seu lado. Mas você conseguiu acabar com a minha razão pra te namorar. Você me mostrou que eu não sabia quase nada a seu respeito, aliás a única desconfiança que eu tinha se confirmou: eu sempre suspeitei que você não sabia quem você era.

Não que eu tenha muitas certezas sobre mim e sobre o que quero na vida...Mas pelo menos me esforço pra me conhecer melhor, tento caminhar nessa direção.

Desculpa se eu bati o telefone na sua cara e se eu chorei, mas não consigo mais mentir para mim.

Peço desculpas a mim mesma por ter chorado tanto e por ter atravessado algumas ruas da cidade sem ver os carros, com os olhos anuviados de lágrimas, mas eu precisava transbordar tudo isso, se não eu ia explodir e o que é pior, ia querer colocar toda culpa em você.

Agora já aceito essas máximas e elas servem de bálsamo pra mim: talvez simplesmente eu não seja a melhor pessoa para você e você não seja a melhor pessoa para mim. Quero que você fique bem, se conheça mais e aprenda a cuidar melhor de você mesmo. Pra falar a verdade tenho pedido a Deus todos os dias para cuidar muito bem de você, já que eu não estou mais por perto para cuidar. Não poderia entregar para ninguém melhor, só Deus sabe o que te faz feliz, que ele te mostre o caminho mais bonito e iluminado para viver e ser feliz.

Eu poderia falar de outras coisas... De Dudu que foi embora, mas (GRAÇAS A DEUS) voltou. Obrigada, Deus, por trazer meu amigo de volta, quem ia assistir filme e comer pipoca comigo? Quem ia rir comigo das inúmeras besteiras que passam na TV? Quem ia me olhar da porta de casa, quando eu chegasse tarde? Quem ia me dar um abraço pelo simples motivo de eu ter chegado da rua? Muito obrigada, Deus,porque meu amigo, meu grande amigo Edu voltou.No meio de tantas perdas, uma grande volta.

Eu poderia tentar descrever a partida do vô... Mas pra isso eu teria que começar do começo e lembrar desses 21 anos de felicidade do lado dele, eu teria que lembrar do tempo em que ele me carregava porque eu não queria andar, das vezes em que me buscou na escola e carregou minha mochila cor-de-rosa, quando me fazia de secretária e me dava um mini salário de dez reais, ia ter que lembrar que ele se ofereceu pra me fazer companhia enquanto eu estudava pro vestibular por achar que eu estava muito sozinha. E o que eu não vou esquecer: a minha parte da promessa. E o que eu nunca posso esquecer: o olhar dele pra mim, desde pequena ela já via em mim uma mulher forte, feliz e firme na vida. Também não posso esquecer a história da leira: não importa o trabalho que eu faça, vou tentar fazer da melhor maneira possível. O senhor pode ir vô, pode ir leve e livre com os anjos do bem, crescer, se aprimorar, evoluir aí do outro lado, o mais importante o senhor já deixou aqui: o amor que construímos juntos, primeiro o senhor e a vó, depois os filhos, agora os netos... e o amor não vai acabar, nem se preocupe.

Acho que nunca senti tantas dores de uma só vez... Preciso de calma, paz e paciência pra recomeçar a caminhada, não faz mal caminhar devagar, o momento não está sendo fácil e, às vezes, eu sinto uma dor e não sei de onde ela veio... Aí eu lembro das coisas que aconteceram e fico sondando a dor, acolhendo a dificuldade, pra que ela venha e passe, como tudo na vida passa.

Queria um lugar onde pudesse deixar essa dor, um lugar sem nome, pra eu não ter que voltar lá nunca mais. Mas talvez, aprender a viver seja entender que nada garante que você não vai ficar triste, que não vai se decepcionar com as pessoas, que não vai perder as pessoas que ama. Talvez aprender a viver seja justamente aprender a levantar e caminhar quando a vida fica difícil e leva embora o arco-íris que até ontem alegrava seus dias. É preciso voltar a caminhar, ainda que devagar, nunca se sabe em que esquina a vida pode te revelar boas pessoas, bons acontecimentos e bons motivos para viver.