É comum nas músicas de Seu Jorge e Gabriel Moura a presença de alguma musa inspiradora, seja Carolina, "pretinha", Mariana, burguesinha, garota do méier, Madá...
Vou colocar aqui umas três, menos conhecidas.
Seu Jorge - Burguesinha - Composição de Seu Jorge e Gabriel Moura, assim como muitas outras músicas do novo CD do Seu Jorge. Samba-rock suingadão, viciante.
Gabriel Moura - Garota do Méier - O próprio explica:
"O bar onde eu tocava chamava-se Mai-Tai. Ficava ali no “Baixo Méier”, onde à noite, o bicho até hoje costuma pegar. Antigamente tinha ponto de ônibus nessa rua, agora eles tiraram, fizeram um calçadão só e ficou mais espaçoso.Um “baixo” legítimo. Quando eu estava concorrendo com o samba na Caprichosos de Pilares, o dono do bar fechava o estabelecimento e todo mundo ia pra quadra torcer. Era um público muito vivo e interessante onde todo mundo se conhecia.
Foi nesse bar que conheci o Seu Jorge em 90.
Ali do lado ficava o ponto final do 455 e 456 onde eu e meu irmão, descalços, de short, sem camisa, pegávamos o ônibus pra praia. Várias gatinhas e alguns amigos que a gente sempre encontrava chegavam na praia juntos e aos poucos iam se espalhando. Na volta, o chão do ônibus parecia pegar fogo de tão quente e o motorista o fazia praticamente voar.
Uma homenagem então às garotas que moram nesse bairro onde escrevi boas páginas da minha história."
Como morador do Méier, achei maneiro fazer uma música homenageando o bairro, mas ao citar pontos de referência, ele só fala de lugares que fecharam, tipo o Imperator. Isso sem contar que no final ele fala uma porrada de número de linha de ônibus. Ou seja, segundo ele o Méier se resume a lugares fechados e muitos ônibus. E não é bem assim........(NOT).
Seu Jorge - Mariana - Sambinha intimista também do último CD do Seu Jorge.
A tempo: Gabriel Moura e Seu Jorge são parceiros desde os tempos de Farofa Carioca, banda formada por eles, e pela qual foi lançado o CD "Moro no Brasil" em 1998.