Listen

Description

itunes pic
Reavivados por Sua Palavra - Daniel 2

Certa noite, no segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos tão perturbadores que não conseguiu mais dormir. Chamou seus magos, encantadores, feiticeiros e astrólogos e exigiu que lhe dissessem o que ele havia sonhado. (Dn 2:1-2a)

Os astrólogos responderam ao rei: “Não há ninguém, em toda terra, capaz de dizer ao rei qual foi seu sonho! E nenhum rei, por maior e mais poderoso que fosse, pediu algo assim a um mago, encantador ou astrólogo! É impossível cumprir a exigência do rei. Ninguém, exceto os deuses, pode dizer qual foi seu sonho, e os deuses não vivem entre os mortais”. (Dn 2:10-11)

“E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.” (Êx 25:8)

Em seguida, Daniel voltou para casa e contou a seus amigos Hananias, Misael e Azarias o que havia acontecido. Pediu que suplicassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia deles e lhes revelasse o segredo, para que não fossem mortos com os outros sábios da Babilônia. Naquela noite, o segredo foi revelado a Daniel numa visão. (Dn 2:17-19)

Daniel respondeu: “Não existem sábios, encantadores, magos nem adivinhos capazes de revelar o segredo do rei. Mas há um Deus nos céus que revela segredos, e ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá no futuro. Agora lhe direi qual foi o sonho e as visões que o rei teve enquanto estava deitado em sua cama.” (Dn 2:27-28)

“E eu sei o segredo de seu sonho não porque sou mais sábio que os outros, mas porque Deus deseja que o rei entenda o que se passava em seu coração.” (Dn 2:30)

SONHO DE NABUCODONOZOR

Cabeça - Ouro - Babilônia (605-539 a.C.)
Peito e Braços - Prata - Medo-Pérsia (539-331 a.C.)
Quadris - Bronze - Grécia (331-168 a.C.)
Pernas - Ferro - Império Romano (168 a.C. - 476 a.D.)
Pés e dedos - Ferro e Barro - Europa dividida (476-? a.D.)
Pedra - Reino de Deus

“Enquanto esses reis estiverem no poder, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído ou conquistado. Reduzirá os outros reinos a nada e permanecerá para sempre.” (Dn 2:44)

O rei lhe disse: “Verdadeiramente, seu Deus é o maior de todos os deuses, Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois você conseguiu revelar esse segredo”. (Dn 2:47)