Quais são as causas mais frequentes de ciclos irregulares? E será que um ciclo regular pode esconder um quadro de infertilidade? Ricardo Rangel e Filipa Galrão explicam porque é que o ciclo menstrual é um marcador tão importante da saúde feminina.
Dores menstruais intensas e incapacitantes ou ciclos irregulares frequentes podem até ser comuns nalgumas mulheres, mas nem por isso devem ser normalizados. Pelo contrário, são sinais de alerta sobre o estado de saúde da mulher, que neste contexto deve procurar ajuda médica.
Nesta conversa, o endocrinologista Ricardo Rangel explora os principais desafios do ciclo, analisando como o estilo de vida – da alimentação ao stress, passando pelo sono e exercício físico –, influencia diretamente o equilíbrio do corpo feminino.
A dupla aborda ainda patologias como a endometriose, a adenomiose ou a síndrome dos ovários poliquísticos (SOP), e o seu impacto na infertilidade.
Com uma abordagem rigorosa e descontraída, sobre um tema que permanece rodeado de mitos e silêncios, este é um episódio [IN]Pertinente a não perder.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
BRIDEN, Lara «Period Repair Manual: Natural Treatment for Better Hormones and Better Periods»
HENDRICKSON-JACK, Lisa «The Fifth Vital Sign - Master your cycles & optimize your fertility»
Ana K. Rosen Vollmar, Shruthi Mahalingaiah, Anne Marie Jukic «The menstrual cycle as a vital sign: a comprehensive review»
Site «O Círculo Perfeito», de Patrícia Lemos
BIOS
Ricardo Rangel
Médico, licenciado pela Universidade do Porto, especialista em Endocrinologia e Nutrição. Com foco na saúde da mulher, integra nutrição, estilo de vida para restaurar a função endócrina e metabólica: «do intestino às hormonas».
Filipa Galrão
Estudou Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica. Depois da Mega Hits e da Renascença, é agora uma das novas vozes da Rádio Comercial. Já deu à luz 1 livro infantil - Que Estranho! - e 2 filhos.