“Você já pensou em parar de atender convênios e passar a atender somente SUS?”
Será que é uma boa idéia?
No Brasil, cerca de 75% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para seus atendimentos médicos (150 milhões de pessoas).
O restante utiliza serviços privados ou suplementares, sendo que apenas 25% possuem planos de saúde, com desigualdades regionais e sociais significativas. (Norte e Nordeste têm maior dependência do SUS, Sudeste e Sul possuem mais usuários da rede privada ou de saúde suplementar)
64,9% de todas as internações hospitalares no Brasil em 2019 ocorreram pelo SUS, refletindo sua importância como principal provedor de saúde no país. No entanto, a rede privada concentra muitos atendimentos especializados e de alta complexidade devido à falta de recursos no SUS, que sofre de subfinanciamento crônico.
A verdade é que cada momento carrega consigo seus desafios! É inegável que pacientes para serem atendidos pelo SUS não faltam e não faltarão em um futuro próximo. Mas a remuneração é viável para manter um negócio e lucrar com ele?
Os valores de remuneração por procedimento são públicos pelo SIGTAP DATASUS.
Mas a OftalmoXpert traz neste episódio informação ainda mais preciosa: a experiência de quem "vive de SUS" e participa de estruturação de serviços SUS, para vc avaliar se este caminho é para você!
Vem ouvir esta conversa com João Medeiros!
OftalmoXpert
De Olho no Futuro!