O nosso segundo episódio do quadro "Sopros" chega dessa vez com o conto-oração de Oxóssi. Orixá conhecido como Rei das Matas, o caçador que detém o conhecimento, a assertividade, o foco, a percepção aguçada e muitas outras qualidades. Historicamente é uma divindade relacionada aos cultos de Ketu, antiga cidade que no passado foi um grande reino Iorubá (grupo étnico-linguístico da África Ocidental) e onde hoje se localiza a República do Benim.
Depois de muitos acontecimentos -- dentre eles, os processos de colonização e escravidão --, Oxóssi passa a ser cultuado em outros lugares e formatos, e está presente em religiosidades afro-brasileiras aqui no nosso país.
Camila Cruz novamente partilha seus estudos com amorosidade da voz, nos presenteando com um episódio que é como flecha certeira pra inspirar, orar, meditar, refletir ou simplesmente ouvir.
Okê Arô!
Como referências Camila trouxe os livros “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Fatumbi Verger Carybé, “Mitologia dos Orixás” de Reginaldo Prandi e “Mitologia dos Orixás” de Ademir Barbosa Júnior; além de sua própria admiração, sincronia, e identificação com a essência da divindade no mundo.