Listen

Description

Estamos iniciando um novo ano, e eu queria desafiar você a crer na possibilidade de vida nova. Quero animar você, que está precisando de uma nova história, mas que não acredita que isso poça acontecer. Desejo incentivar você a permitir que sinais de esperança cheguem ao seu coração.
Esse texto que lemos, traz um detalhe interessante. Fala de Raabe, uma mulher estrangeira, de nacionalidade cananéia, eis prostituta da cidade de Jericó. É um registro de que ela, juntamente com Abraão, Isaque, Jacó e Moisés, faz parte da galeria dos heróis da fé dos filhos de Israel. De acordo com o Livro de Josué, num momento em que toda sua cidade seria destruída, ela demonstrou fé de que sua vida poderia ser poupada. A tradição estabelecida pelos tradutores da Septuaginta, afirma categoricamente, que Raabe era uma prostituta.
Raabe converteu seu coração à Deus, habitou entre os israelitas, mudou sua cultura, e casou-se com Salmom. Teve um filho chamado Boaz, que foi bisavô do rei Davi, tornando-se, assim, da linhagem do Jesus de Nazaré. Sempre quando lia esse texto, ficava pensando o porquê da narrativa trazer esse detalhe, quando diz: “Raabe, a prostituta”. Por que não dizer, apenas: “Raabe”? Por que deveria mencionar o detalhe, de que Raabe teria sido uma prostituta? Uma das respostas possíveis, seria: Para que compreendêssemos, que em qualquer tempo e circunstância, poderemos nos tornar uma nova pessoa, uma nova criatura.
Não existe proclamação do evangelho, sem a mensagem da possibilidade de vida nova. Essa foi a principal mensagem do Jesus de Nazaré: “Necessário vos é nascer de novo”. Não acredito num evangelho que não transforma vidas. Não acredito num evangelho que proclama a ideia, de que “bandido só presta morto”. Acredito num evangelho que proclama a ideia, de que é necessário que o bandido converta seu coração à Deus, e nasça de novo, construa uma nova história.
Quando cremos na possibilidade de Deus transformar vidas, somos tomados da esperança de que Deus pode mudar a nossa sorte. Ore comigo: “Pai, estamos num novo ano e queremos experimentar novidade de vida. Ajuda-nos a crermos na possibilidade de vida nova. Para nossa bem e tua glória. Amém!” - Flávio Leite
Acesse: www.flavioleite.com