O livro de Efésios, apesar do nome que leva, não foi uma epístola encaminhada, apenas, para a comunidade que estava na cidade de Éfeso. Foi uma encíclica, uma carta circular, porque se tratava de uma mensagem universal. Não foi dirigida à uma cultura ou tempo específico. A epístola contém o que há de mais básico nos ensinamentos do Jesus de Nazaré. Fala do cuidado pela manutenção da vida, pela conservação da força vital. Foca na valorização do que realmente alimenta o nosso ser interior, fortalece a nossa alma, anima o nosso espírito.
Esses versículos que lemos, do capítulo 3 de Efésios, é uma oração do apóstolo Paulo. Ele pede a Deus, para que sejamos fortalecidos no nosso ser interior. O texto deixa claro, que esse fortalecimento estará diretamente ligado, à nossa consciência da preciosidade da riqueza da glória de Deus. E se alguém perguntar: Que riqueza é essa? A resposta, será: O fato de tomarmos um só nome; de sermos uma só família, filhos de um mesmo pai.
Fomos feitos para termos a mesma alma, o mesmo espírito. Fomos criados para vivermos em comunidade, estarmos unidos, cuidarmos uns dos outros. No livro de Atos, no capítulo 4, diz: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Por isso, em todos eles havia abundante graça”.
Para que nos sintamos fortalecidos no espírito, é imprescindível que alimentemos sempre a ideia, de que somos família de Deus, de que somos irmãos. Isso nos anima, nos conforta, faz com que nos sintamos amparados e seguros. Produz sentimentos de comunhão, empatia, solidariedade. Revela que somos feitos do mesmo pó. Traz a consciência de que estamos no mesmo barco, sofremos as mesmas dores, temos as mesmas lutas.
Numa cultura de egoísmo, individualismo, precisamos alimentar sentimento de solidariedade. Numa geração de pessoas entristecidas pela solidão, precisamos nos enxergar como família de Deus. Eu quero orar com você: “Pai, nesse mundo que desanima, enfraquece, perde o sentido da existência, queremos resgatar o amor fraternal. Fortalece a nossa fé, para que acreditemos que a mudança começa em nós. Para nosso bem e tua glória. Amém!” - Flávio Leite
Acesse www.flavioleite.com