Listen

Description

A Secretaria de Comunicação do Estado do Pará, através da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, realizou no período entre 5 à 8 de outubro, a Oficina de Rádio Popular e Podcast, para radialistas de Abaetetuba (PA).

A realização da Oficina de Rádio Popular e Podcast foi uma iniciativa do Instituto Rosa dos Ventos de Abaetetuba, com apoio da Faculdade de Educação Tecnológica da Amazônia FAM. A oficina teve carga horária total de 16 horas e reuniu cerca de 25 profissionais que atuam na área da comunicação popular no município e amantes das atividades e programações de rádio FM, Web e Podcast.

“Essas oficinas vêm para qualificar e atualizar os nossos conhecimentos, aprimorando as nossas técnicas. Com essas informações, vou poder experimentar outros formatos, como o podcast, que abrirá novos horizontes para mim no mercado de trabalho. Tem tudo para melhorar a minha vida no campo profissional, porque poderei produzir conteúdos mais bem elaborados”, afirmou o professor e comunicador de Abaetetuba, Hélio Maués, um dos participantes da Oficina de Rádio, realizada pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom) e diretor da Rádio Comunitária Miriti FM, de Abaetetuba.

O diretor de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secom, Fábio Oliveira, explica que além de atuar nos territórios do TerPaz, a diretoria procura estabelecer parcerias com instituições, ONGs, prefeituras, para interiorizar as suas ações: “Queremos promover, cada vez mais, o diálogo com as comunidades, estimular a criação de polos de comunicação comunitária e democratizar o acesso à informação e à comunicação”, destaca o diretor de comunicação popular e comunitária da Secom, Fábio Oliveira, em entrevista para Agência Pará.

A Oficina de Rádio Popular e Podcast foi ministrada por Angelo Madson Tupinambá, sociologo, comunicador popular e fundador do Instituto Idade Mídia. Há cerca de 20 anos desenvolve metodologia própria na plataforma de Educomunicação do institutito Idade Mídia - Comunicação para Cidadania. Com experiência de formação teórica e habilitação técnica de agentes multiplicadores em comunicação popular, Angelo Madson é especializado na produção para rádio comunitárias e podcast. Como instrutor do antigo Projeto Biizu, da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Governo do Pará, já atuou em programações da Feira Pan Amazônica do Livro e Conferências Regionais de Juventude do Estado do Pará. Bragança, Xingu, Parauapebas e Ourilândia. Atividade realizada em todas as messoregiões do Estado do Pará nas diversas gestões que passaram pelo governo.

Nossa proposta de trabalho busca desenvolver ações sociais no campo da Educomunicação, promovendo oficina de formação teórica e habilitação técnica, com objetivo, possibilitar aos participantes o acesso às técnicas de produção de materiais radiofônicos.

Os participantes da oficina adquirem habilidades e competências diante da convergência entre as Tecnologias de Informação e Comunicação, compreendendo seu uso como uma ferramenta para construção dos valores da cidadania e da garantia de direitos. Pois é, justamente, a partir do conceito de cidadania que devemos inserir o debate sobre a função social do rádio nos espaços públicos e comunitários. Pressupondo-se que cidadania não é algo que se ganha, mas que se constrói a partir de sensibilização, conscientização e mobilização de indivíduos transformados em sujeitos históricos cientes de sua própria condição, descobrindo linguagens, a dimensão da mensagem e tendo o cotidiano como ação comunicativa.

Apresentamos metodologia elaborada a partir do conceito de gestão comunicativa, na qual o partícipe percebe que a comunicação pode ser planejada, administrada e avaliada coletivamente, trabalhando todas as etapas do processo de produção colaborativa. Participantes podem assim adquirir habilidades e competências, quebrando a hierarquia nas relações de produção e favorecendo a criação de um ecossistema comunicativo, aberto, democrático, participativo, criativo e colaborativo.

A Oficina de Produção Radiofônica e Podcast utiliza elementos da metodologia desenvolvida pelo Instituto Idade Mídia – Comunicação para Cidadania, em 20 anos de contínua atividade no Pará. No entanto, foi a primeira no formato realizada em contexto de pandemia e de suas consequências na radiodifusão popular e comunitária paraense. Portanto, o processo técnico de produção para radio web e podcast foi voltado para tecnologia mobile, smartphones e notebooks. Com um dia de formação teórica e 3 dias de capacitação técnica, divididos em pré-produção, produção e pós produção, teremos uma concepção atual da cadeia produtiva do áudio digital

Entre os assuntos abordados na oficina de Rádio estão: Linguagem Radiofônica; Gêneros e Formatos Radiofônicos; O que é Podcast; Gênero Publicitário; Gênero Informativo; Elaboração de Roteiro Radiofônico; Gravação de Off; Artesanato Sonoro – Edição de Áudio; Transmissão Rádio Web e Plataformas Digitais. Rádio Web Streaming. De acordo com o instrutor de Rádio, Angelo Madson, o intuito é oferecer a formação teórica e habilitação técnica para agentes multiplicadores que já atuam na comunicação popular nos seus municípios, seja com rádios comunitárias, redes sociais ou até mesmo nas televisões locais.

“A oficina desenvolve habilidades e competências necessárias dos profissionais para o exercício da função. O conteúdo envolve as etapas de pré-produção, produção e a pós-produção. Queremos garantir mais autonomia, independência e maior produtividade dos nossos alunos”, argumentou.