Listen

Description

A SEMENTE [02/06/2019]

“E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.” (Mateus 13.3)

As parábolas eram histórias da vida comum com profundos significados espirituais. Jesus usou amplamente esse recurso didático durante o Seu ministério de ensino.

Mas, tão logo Jesus iniciou o uso de parábolas, Seus discípulos logo perguntaram: “Por que lhes falas por parábolas?” (Mt 13.10). Para os discípulos, essa prática não fazia nenhum sentido, pois impedia que a verdade fosse comunicada de modo claro e direto.

A resposta de Jesus foi a seguinte: "Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Mt 13.11–12).

Essa enigmática resposta de Cristo somente é compreendida se levarmos em conta o contexto espiritual dos Seus primeiros ouvintes. Jesus estava testemunhando para um povo que tinha bastante conhecimento das Escrituras. Entre os Seus ouvintes estavam os doutores da Lei, pessoas cuja ocupação não era outra senão estudar o Antigo Testamento, que se compunha da Lei, dos Salmos (livros poéticos) e dos profetas. Aquelas pessoas afirmavam crer nas Escrituras. Noutra ocasião Jesus dissera a respeito deles: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39). Ou seja, eles não eram ignorantes daquilo que as Escrituras falavam acerca do Messias. Mas, por causa da decisão de rejeitar aquilo que as Escrituras lhes dava a conhecer acerca de Cristo, chegou o momento em que o próprio Cristo não mais lhes daria a oportunidade de abraçar a verdade. Os discípulos, porém, que embora tivessem pouco conhecimento das Escrituras, estavam valorizando e aproveitando o testemunho do Messias, seriam agraciados com mais conhecimento da verdade acerca de Cristo. Quem aproveita o pouco conhecimento que Deus já lhe deu, Deus mesmo acrescentará mais; quem rejeita o muito que já recebeu, perderá o que tem e jamais chegará ao conhecimento do Salvador.

Você tem conhecimento do Evangelho? Já foi exposto à mensagem da cruz? Já recebeu instrução sobre o caminho da justiça? Aproveite esse conhecimento antes que seja tarde. O pecador que, continuamente rejeita a Palavra de Deus, poderá chegar ao ponto de ser rejeitado por Deus, perdendo a possiblidade de abraçar a mensagem que salva. A Bíblia diz: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.” (Provérbios 29.1)
Aproveite a pequena semente do Evangelho e Deus a transformará numa árvore frutífera para a vida eterna.