Listen

Description

A SEMENTE [03/06/2019]

“13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías:
Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados (Mt. 13.13–15).

A deliberada decisão de rejeitar as Escrituras leva uma pessoa a uma condição espiritual cada vez causa pior. Foi assim com os judeus contemporâneos de Jesus, especialmente com dos Fariseus e Escribas.

Ao longo dos séculos, Deus havia insistido com a nação de Israel para que ouvissem a Lei e os Profetas. Perto do final do Seu ministério, Jesus lamenta: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23.37).

“Por isso", dada a rejeição do povo, "lhes falo por parábolas,” disse Jesus. Sendo instruídos por meio das parábolas, os judeus ouviriam sem entender; veriam sem perceber. Nem seus ouvidos, nem seus olhos seriam capazes de discernir o fato de que diante deles estava o Messias, o Descendente Vencedor, o Prometido desde Gn. 3:15.

A explicação para tamanha insensibilidade se encontra no verso 15, que diz: "Porque o coração deste povo está endurecido…” O coração, o espírito, o homem interior, controla a audição e a visão espiritual. A ordem é sempre essa: a pessoa primeiro endurece o coração. Em seguida, perde a sensibilidade para a mensagem da Palavra de Deus. Ou seja: a incredulidade não é uma atividade passiva que sobrevém ao homem. De modo algum! É resultado direto de uma rejeição deliberada no coração. Depois, segue-se a falta de percepção da verdade de Deus.
Mas a incredulidade pode ter um desfecho pavoroso: o pecador chegar ao ponto de ser rejeitado por Deus, perdendo a possiblidade de ver, ouvir, entender, se converter e ser salvo. Quando isso acontece, Deus está dizendo ao homem de coração duro: "Agora, sou Eu que não mais te quero. Estou deixando de insistir. Daqui para frente, minha Palavra não mais será de salvação, mas de juízo.”

Certo autor disse: “Há somente dois tipos de homens: os que dizem a Deus: seja feita a Sua vontade; e os que ouvem de Deus: Seja feita a vossa vontade.” Os últimos, certamente, são os mais infelizes de todos os homens!

Se Deus ainda está lhe oferecendo a chance do arrependimento e salvação, não deixe de aproveitar. Amanhã pode ser muito tarde!

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Você ouviu a Semente.