Listen

Description

A SEMENTE [04/06/2019]

3 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram (Mt 13.3–4).

À primeira vista, pode parecer estranho que o semeador tenha permitido que sementes caíssem à beira do caminho e não no local apropriado de plantio. Mas, a maneira como se fazia semeadura à época de Cristo não era exatamente como fazemos hoje. Normalmente, depois de ter preparado a terra, o agricultor colocava sementes na sacola que levava à tira colo, pegava um punhado de sementes e atirava aleatoriamente. Por isso, facilmente algumas sementes poderiam cair em locais inadequados. As sementes à beira do caminho não iriam penetrar a terra, pois as veredas para os transeuntes se constituíam de terra batida. É possível que, enquanto contava essa parábola, Jesus estivesse observando algum agricultor lançando as sementes no campo, ao mesmo tempo que as aves comiam as que ficavam expostas.

Com já dissemos, as parábolas eram historias da vida comum com significado espiritual. Às vezes, extrair a lição espiritual de uma parábola pode não ser tão simples. Felizmente, a interpretação da Parábola do Semeador não tem dificuldade alguma, uma vez que o próprio SENHOR Jesus a interpretou. Assim, no verso 19 de Mateus 13 lemos, “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” (Mateus 13.19)

A porção da semente que caiu à beira do caminho representa todos os que ouvem a Palavra do reino, mas não conseguem captar seu significado. Lembra aqueles que tem o coração endurecido, aos quais Jesus fez referência no verso 15. Estes não conseguem ver sentido na Palavra semeada. Suas mentes estão fechadas para o significado das verdades espirituais. Eles não conseguem juntar as peças, a fim de enxergar a beleza e o significado da mensagem de Cristo. Realmente, eles ouvem, mas de nenhum modo conseguem entender.

Devido à falta de compreensão, a semente da Palavra não penetra o coração, mas fica exposta à ação do Maligno. Um detalhe curioso que não fica tão aparente na nossa tradução é o fato de que, a ação do Maligno em arrancar a Palavra do coração acontece ao mesmo tempo que o semeador está lançando a semente. Em um coração duro não existe proteção contra os ataques do maligno, por isso, a semente será arrebatada facilmente.

O triste fato da dureza de coração nos lembra o apelo do SENHOR em Hebreus 3:15: “… Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.” Nosso apelo, portanto, é o mesmo: se esta palavra ainda faz algum sentido para você, aproveite essa bênçãos antes que o coração se torne chão batido e o Maligno tenha acesso imediato à semente, cada vez que a Palavra for semeada.

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Você ouviu a Semente.