Listen

Description

O Coração de Pedra

“Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.” (Mt 13.3–5).

À semelhança das sementes caídas à beira do caminho, as que caem em solo rochoso não tem longa duração. O calor que ajuda a semente a nascer rapidamente é o mesmo que também causa sua morte prematura.

Na explicação dessa parte da parábola, Jesus afirma: “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” (Mateus 13.20–21)

Infelizmente, essa experiência se repete com enorme frequência. Muitas vezes, uma pessoa recebe a Palavra movida apenas pelo conforto emocional ou alívio imediato que experimenta. O problema é que tal aceitação tem vida breve, pois essa fé não tem raiz. É uma crença superficial e uma concordância circunstancial. Desse modo, quando as circunstâncias mudam, a pessoa também muda e rejeita aquilo que antes dizia ter abraçado.

De acordo com o próprio Jesus, a semente da fé perece devido à angústia ou a perseguição por causa da palavra. A pessoa experimentou o conforto inicial do encontro com a Palavra de Deus, mas esqueceu que a vida na Palavra seria seguida de angústia e perseguição.

Todos os que querem viver em obediência a Cristo terão sua fé testada pelo fogo da provação. Quando a fé é autêntica, o calor da provação promove crescimento e maturidade espiritual. Mas, quando a fé é vacilante, a provação determinará a morte da vida espiritual que parecia brotar tão lindamente.

Seguimos a Cristo não por causa das bênçãos, mas a despeito delas. Infelizmente, muitos largaram bem na corrida da fé, mas ficaram no meio do caminho. Onde você está nesse momento? Guardando apenas vaga lembrança da empolgante largada de fé em Cristo, mas parado no meio do caminho? Ou segue firme olhando para Cristo? O que lhe fez parar? Por que não refaz o caminho em direção ao SENHOR?

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Você ouviu a Semente