Listen

Description

O coração fascinado

"Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear uma parte… caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.” (Mateus 13.3, 4, 7)

Aqui temos o terceiro tipo de solo onde a PALAVRA é lançada, mas não produz frutos: o solo cheio de espinhos.

Qual o problema aqui? Curiosamente, os espinhos tem muito maior potencial de crescimento do que a semente. Podemos dizer que os espinhos são naturais ao solo, enquanto a semente é um elemento novo e estranho.

Jesus explica essa parte da parábola assim: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mateus 13.22)

Como nos outros casos, aqui também a pessoa ouve a Palavra, mas o coração está saturado com as preocupações desse mundo e a fascinação das riquezas. O mundo, este sistema ou mentalidade cujas crenças e valores são contrários e resistentes a Deus, enche o nosso coração com preocupações vãs que nos impedem de abraçar a verdade. Além disso, há também o engano das riquezas materiais, que nos levam a cair nas ciladas de muitos desejos insensatos e destrutivos, os quais, como diz o apóstolo Paulo, “afogam os homens na ruína e perdição” (1Timóteo 6.9).

A opressão da sociedade sem Deus e a cobiça materialista são como ervas daninhas que não precisam ser semeadas no coração humano, mas crescem naturalmente e sem qualquer esforço. Enchem o nosso coração a ponto de sufocar a semente da Palavra de Deus que, porventura, tenha sido semeada.

A Bíblia diz: “ Se alguém amar o mundo o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). A Escritura também diz que é preciso escolher entre o amor a Deus e o amor às riquezas, pois ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6:24).

Que preocupações desse mundo estão tomando o terreno do seu coração? De que maneira a fascinação das riquezas têm lhe impedido de submeter-se a Cristo? “Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos maus; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1João 2.17)

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Você ouviu a Semente.