O Coração Transformado
“Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” (Mateus 13.8–9)
“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” (Mateus 13.23)
Quando João Batista percebeu que muitos vinham para ser batizados sem ter realmente entendido sua mensagem, dizia: “Produzi, frutos dignos de arrependimento…” (Mateus 3.8).
Jesus chega ao final da parábola mostrando que os frutos são a prova de que um coração foi regenerado. Quando uma pessoa ouve e abraça o Evangelho, sua vida será transformada e os frutos da salvação necessariamente serão vistos. A pessoa que verdadeiramente crê no Evangelho é comparada a um ramo ligado à Videira Verdadeira. Jesus disse: "Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto” (Jo. 15.5).
A Parábola do Semeador é rica em lições para os que semeiam a Palavra. Aqui aprendemos que, mesmo as mais entusiasmadas respostas externas à Palavra, não garantem que uma pessoa tornou-se um verdadeiro discípulo de Cristo. A fé autêntica deve resistir ao teste do tempo, perseverar em meio às dificuldades, vencer a cobiça da riqueza e as ansiedades deste mundo. No Sermão do Monte, Jesus fala de muitos que chegarão diante dele com uma lista de obras grandiosas, frutos de mera religiosidade, tais como profecias, expulsão de demônios e até mesmo milagres. Quem iria duvidar de alguém com tamanha fé ao ponto de fazer milagres? Infelizmente, Jesus reprova tais pessoas, apesar das manifestações grandiosas que aparentavam fé autêntica. “…Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”, são as palavras de Jesus conforme lemos em Mateus 7.23.
A Parábola também nos ensina que, quando semeamos a Palavra, sempre haverá oposição. Mas não desanimemos. Se apenas um quarto das sementes caírem em “boa terra”, os frutos virão.
Você realmente abraçou o Evangelho? Se este for o caso, sua fé deve estar produzindo “frutos dignos de arrependimento”. Nem todos produzirão na mesma proporção, mas nenhuma pessoa verdadeiramente regenerada produzirá fruto mal, nem será como uma árvore infrutífera.
Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça! Esta Semente é para você!
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este é mais um episódio da Semente. Se Deus permitir, encontramo-nos na próxima semana quando seguiremos semeando. Tenha um abençoado final de semana.