Listen

Description

A MOTIVAÇÃO DO DISCÍPULO (1)

“Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Lucas 9.57–58).

No último ano do seu ministério terreno, com a perseguição aumentando rapidamente, Jesus pára Seu ministério público por cerca de seis meses, a fim treinar mais reservadamente Seus discípulos. O episódio que acabamos de ler aconteceu no final desse período, e serve como uma perfeita conclusão para o tempo de instrução que estava terminando.

Jesus está seguindo para Jerusalém à época em que muitos judeus peregrinos estão indo também por causa de uma festa religiosa, a Festa dos Tabernáculos. De repente, um homem se apresenta voluntariamente para seguir a Jesus, dizendo: “Seguir-te-ei para onde quer que fores.”

O homem tem, certamente, grande empolgação, mas nenhum entendimento da seriedade do discipulado. Assim, Jesus responde: "As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” A resposta de Cristo revela que o candidato estava motivado apenas pelos benefícios terrenos que julgava ter caso se tornasse um seguidor de Cristo.

Diferente da pregação de muitos hoje, Jesus nunca prometeu que a vida fácil e o conforto material seguiriam necessariamente o discipulado. Jesus nunca fez falsas promessas, a fim de angariar seguidores. Existe recompensa em seguir a Cristo? Certamente, mas a recompensa verdadeira, dada na vida verdadeira, a vida eterna. Por Sua bondade, Ele nos abençoa já nesta vida, dando-nos, inclusive, muito mais do que o mundo pode nos oferecer, mas as bênçãos são dadas no tempo e na forma dEle, e jamais devem ser moeda de troca ou fator motivador para alguém seguir a Cristo.

Nesses versículos e nos demais seguintes, Jesus está estabelecendo o padrão para Seus seguidores em todos os tempos: um verdadeiro discípulo é aquele que está disposto a renunciar todas coisas para servir Cristo.

Estamos prontos para seguir a Cristo mesmo não tendo onde reclinar a cabeça nesta vida, mas com a certeza de que teremos o descanso eterno com Ele? “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16.26)

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este é mais um episódio da Semente.