A LEALDADE DO DISCÍPULO
“A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.” (Lc. 9.59–60)
Diferente do homem que anteriormente havia se voluntariado para seguir a Jesus, este foi convocado pelo SENHOR.
O homem não recusou o convite, mas apresentou uma simples condição: "Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.” A resposta de Jesus mostra claramente que Cristo não atendeu ao pedido, mas o repreendeu por estabelecer tal condição para seguir o SENHOR.
Por que Jesus não aceitou a proposta do homem? Qual o problema em sepultar o pai? O problema é que, evidentemente, o homem não está pedindo permissão para cuidar dos procedimentos fúnebres do pai. O que o homem está pedindo é permissão para cuidar do seu pai até que esse morra. Então, depois de mostrar lealdade para com seus deveres familiares, como era esperado por toda sociedade da época, ele iria se dedicar ao serviço do Reino.
Aqui temos um grande problema, pois Jesus espera que Seus discípulos sejam, antes de tudo, leais a Ele. Que estejam dispostos a amá-lo mais do a todas as outras pessoas deste mundo. Em outro momento, Jesus disse diretamente: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.26). A palavra aborrecer aqui significa: amar menos. Ou seja: Se alguém pretende ser discípulo de Cristo, deve amar menos a seu pai, mãe, filhos e toda sua família. Na verdade, Jesus espera que Seus discípulos o amem mais do que à própria vida. Aliás, é nesse sentido que Jesus também declarou: “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.” (Mateus 10.35).
Os deveres e obrigações deste mundo devem ser preocupações dos que pertencem a este mundo. Os mortos espiritualmente devem cuidar dos que estão nessa mesma condição. Quanto aos servos de Cristo sua prioridade deve ser anunciar a verdade do Rei do universo. Fazendo isso, alguns mortos poderão ganhar nova vida.
O compromisso de lealdade a Cristo deve vir antes de todas as coisas. É assim que vive um verdadeiro discípulo.
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio da Semente. Para estar em contato escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa Igreja visite o canal da IBBP no Youtube. Tenho um bom dia com o SENHOR.