Listen

Description

A Determinação do Discípulo

“Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9.61–62)

Aqui temos mais um caso de um candidato voluntário ao discipulado. Mas, como o anterior, esse candidato se apresenta com uma condição: “… deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.” Aqui não se trata de um breve até logo. Na realidade, o homem está comunicando que precisa considerar a posição da sua família quanto a seguir a Cristo.

A resposta de Cristo nos ensina que esse homem não entendia a urgência do chamado. Até consultar toda família e pesar a opinião de cada um, o tempo apropriado já teria se esgotado. Quando nos chega a oportunidade de nos tornarmos discípulos de Cristo, precisamos remir o tempo, pois, como Jesus disse, “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9.4).

A figura do agricultor arando a terra fala de determinação e diligência. O discípulo de Cristo precisa estar disposto a segui-lO com toda atenção. Um lavrador que ara a terra descuidadamente não verá o fruto do seu trabalho. Quem resolve pôr a mão no arado não pode se dar ao luxo de desviar a atenção ou ficar avaliando a opinião de outros.

Assim também é o serviço de Cristo. Quando decidimos seguir o Filho de Deus, devemos fazê-lo de todo coração. Muitas distrações e diferentes vozes tentarão mover os nossos olhos. Mas precisamos manter a determinação de resistir a apelos e interesses concorrentes. Quando chega o momento de optar entre Cristo e a opinião da próprias família, o verdadeiro discípulo não vacila. Ele já pôs a mão no arado. Se em algum momento resolve retroceder, a dura realidade é que ele não está apto para o reino de Deus. Nesse caso, estará apto para pertencer a que reino? Quem será seu senhor?

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio da Semente. Para entrar em contato escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa Igreja visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia com o SENHOR.