Listen

Description

Em busca da esperança

Esperança é a força que nos motiva quando tudo parece perdido. Por isso nos consolamos com o pensamento de que “a esperança é a última que morre”.

É impossível viver sem esperança. Salomão diz que “a esperança que se adia faz adoecer o coração” e ele está absolutamente certo. Nosso coração adoece e nossa alma murcha quando perdemos a esperança.

A Bíblia é o livro da esperança por excelência, pois o Deus Trino da Sagrada Escritura é o Deus da esperança. Na verdade, diferentemente da perspectiva humana, cuja esperança, muitas vezes, se resume a uma expectativa positiva de que no final tudo vai dar certo, a esperança bíblica não é um vago sentimento otimista em algo que poderá nos livrar de cair nos braços do desespero. Na Palavra de Deus, a esperança não é uma idéia ou sugestão psicológica, mas uma pessoa: a Pessoa de Deus. No Salmo 39.7 lemos: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Salmo 39.7).

Uma característica especial da esperança bíblica ancorada na pessoa de Cristo é o fato de ser uma esperança eterna capaz de vencer a maior causa de desespero que é a morte. Em João 14, consolando Seus discípulos entristecidos, Jesus lhes disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (João 14.1–2).

Qualquer esperança que oferecida que não seja capaz de vencer a morte fica aquém do que realmente precisamos. Diante das incertezas da nossa existência breve e insegura, nosso coração precisa repousar na certeza de que, quando os recursos dessa vida se findarem, estaremos guardados nas mãos do Pai Celeste, habitando na pátria onde nossa esperança jamais será frustrada.

Se você está desanimado com as lutas do presente e preocupado com as possibilidades do futuro está na hora de ouvir o convite de Jesus que diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28–30).

Decida conhecer a Cristo verdadeiramente e você jamais ficará desesperado. N'Ele nossa alma encontra perfeita esperança.