Listen

Description

Uma paz diferente

Em João 14.27, Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Aqui Jesus afirma categoricamente que Ele pode nos conceder a Sua paz, que chega a nós de um modo diferente pelo qual a paz do mundo nos é oferecida.

O mundo tem maneiras diversas de nos oferecer a paz. Em nossos dias, quando as pessoas vivem perturbadas sob o domínio do medo e da ansiedade, a paz é oferecida em pílulas de medicamentos anti-depressivos. Devido à conclusão equivocada de que a falta de paz é resultante de uma disfunção cerebral, as pessoas tomam medicamentos que, às vezes, atuam nos sintomas, mas não conseguem atingir a causa da nossa perturbação.

Quando uma pessoa está tomada de angústia e consumida pela falta de paz, em quase todos os casos, o problema está na alma, que a Bíblia, às vezes, chama de mente ou coração. O medo e a depressão são sintomas de uma alma agitada. Por isso, a paz nunca vem em comprimidos, uma vez que as substâncias medicamentosas jamais podem alcançar nosso homem interior. Se queremos resolver as lutas que atuam dentro do nosso coração, precisamos usar o remédio da Palavra de Deus, “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).

Assim, se queremos desfrutar da paz prometida por Jesus, precisamos conhecer e obedecer à Palavra de Jesus. Essa Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119.105). Ela é a semente da fé e da vida eterna. Nela temos tudo que precisamos para viver de modo agradável ao SENHOR. O mundo oferece remédios paliativos; Jesus oferece a solução definitiva por meio da Sua Palavra poderosa.

Depois de nos assegurar que nos daria a Sua paz, Jesus conclui dizendo: "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. A paz de Cristo comunicada pela Palavra do SENHOR supre a nossa real necessidade, pois tira a perturbação do nosso coração. Jesus não trata os sintomas, Ele aplica Sua paz ao coração, fonte das nossas angústias.

Esqueça a paz do mundo e busque a paz de Cristo, que é o nosso “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9.6)

Quando Davi esta sendo perseguido por Saul, vendo sua vida em perigo, exclamou: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Sal. 57.1). Em Cristo temos refúgio seguro que nos mantém firmes até que passem todas as calamidades. Esse o segredo da paz!