Listen

Description

A luz que vence as trevas

A soberba é uma persistente marca que percorre a história humana. É por isso que, tão logo os homens experimentam o mínimo grau de progresso ou uma pitada de independência, acham-se donos de si e, logo, seguem cantando que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Assim, certos de que podem fazer e acontecer, julgam-se suficientemente fortes para dispensar tudo que se relaciona com a fé. Então, voltam-se contra as Escrituras, a Palavra revelada de Deus, que consideram somente como um livro que já teve Seu valor, mas se tornou irrelevante para os tempos modernos.

A perspectiva dos autores da Sagrada Escritura em nada combina tal visão. No Salmo 119:105, por exemplo, lemos: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Para o Salmista, a Palavra de Deus serve como um farol que ilumina o nosso caminho enquanto seguimos nesse mundo tenebroso. Embora, na Europa, os séculos XVII e XVIII, tenham sido marcados pelo movimento intelectual conhecido como Iluminismo, sem a luz da revelação de Deus os homens seguem na mesma triste e densa escuridão.

No início do Seu ministério terreno, Jesus lançou mão da luz da Escritura para combater as investidas do príncipe das trevas. Nos evangelho lemos que, depois de quarenta dias no deserto, Satanás se aproximou de Cristo a fim de induzi-lO ao pecado. Foram três perigosos ataques que Jesus rechaçou lançando mão da verdade contida na Sagrada Escritura, especificamente, no livro de Deuteronômio.

No combate contra as astuta ciladas do diabo, Jesus tinha um refrão: Está escrito! Em cada ataque, o contra-ataque de Jesus era examinar as propostas do tentador à luz do que estava escrito. O aspecto verbal utilizado na frase ‘está escrito’ é muito interessante, pois seu significado se refere a uma ação passada com validade no presente. Assim, quando reage à tentação com os escritos de Moisés, Jesus está falando daquilo que foi escrito e continue valendo. A escritura registrada no passado, mas seus efeitos e sua utilidade perduram através dos tempos. Esse fato combina com as palavras de Jesus em Mateus 24.35: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Verdadeiramente a Palavra de Deus nunca perde Sua relevância, pois expressa a mente do Deus onisciente.

A escuridão domina nossa alma se não estivermos andando na luz da Palavra de Deus. A luz da verdade é a única arma que pode nos livrar das investidas do Príncipe das Trevas. Foi com o que está escrito que Jesus neutralizou todas as tentações. Conheça as Escrituras e você poderá resistir o mal.