Pedindo um sinal do céu (2)
“E, saindo os fariseus, puseram-se a discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu. Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum.” (Marcos 8.11–12)
O verso 8 claramente afirma que os fariseus ‘puseram-se a discutir.’ Queriam entrar em debate e argumentação com Jesus, e, por isso, o SENHOR não lhes atendeu o pedido por um sinal do céu.
Outra razão para a recusa de Jesus está no fato de que os fariseus estavam querendo pôr o SENHOR à prova. “Tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu,” diz o verso 11. Quando os fariseus fazem tal pedido, eles confirmam que estão decididos de antemão a não aceitar a realidade acerca do poder e divindade de Cristo. Os sinais eram abundantes, mas o coração incrédulo cega os olhos.
Quando uma pessoa diz crer, mas ainda pede um sinal, na verdade está confirmando sua incredulidade. Jesus disse: "Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).
Nas Escrituras, a definição de fé é simples e direta: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11.1). A fé consiste de esperança certa e convicção de fatos invisíveis. É interessante a expressão: fatos invisíveis. Isso nos lembra que nem todos os fatos são visíveis. A realidade é muito maior que a matéria.
Na tentação no deserto, Satanás propôs que Jesus se lançasse do pináculo do templo, como uma forma de comprovação de que Ele era o Filho de Deus e de que Deus haveria de sustentá-lO por meio dos anjos, confirmando assim, a promessa do Salmo 91. Jesus não aceitou a proposta, pois já sabia que as Escrituras são verdadeiras. Quem tem convicção não precisa comprovação. Os sinais servem para os descrentes, não para os crentes. Por isso, Jesus resistiu à sugestão do Inimigo, dizendo: “Não tentarás o SENHOR teu Deus” (Mateus 4:7). O pedido dos fariseus repete o mesmo padrão da tentação no deserto.
A Bíblia diz que a verdadeira fé é um presente de Deus. Se você não possui a fé que lhe dá plena segurança de salvação por meio de Cristo, peça a Deus. É dEle que vem a luz necessária para o conhecimento da glória de Deus na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP em Fortaleza. Este foi mais um episódio da Semente. Para entrar em contato escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa Igreja visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom final de semana com o SENHOR. Segunda-feira nos encontramos, se o SENHOR permitir.