Listen

Description

Discernimento Espiritual

“Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu. Ele, porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?(Mt 16.1–3).

Infelizmente, devido à falta de equilíbrio causada pelo pecado, corremos o risco de ser especialistas nas coisas desta vida, sem notar a realidade espiritual que nos cerca. Esse desequilíbrio nos priva das maiores bênçãos que Deus deseja nos dar.

Foi precisamente esse o caso com os escribas e fariseus contemporâneos de Jesus. Esses homens haviam dedicado muito tempo da sua vida estudando as Escrituras, e, acerca disso, Jesus declarou em João 5:39: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” Não é curioso que esses homens que estudavam tanto as profecias e promessas do Antigo Testamento não conseguiam ver em Jesus a realidade de que as profecias estavam se cumprindo?

O problema dos fariseus não era falta de inteligência, pois eles podiam antecipar as condições climáticas simplesmente observando a coloração do firmamento. Mas, o coração incrédulo colocava uma venda nos seus olhos, de modo que não podiam perceber a verdade revelada nas Escrituras, que se cumpria diante deles. Eram capazes de discernir o aspeto dos céus, mas não podia discernir os sinais dos tempos previamente anunciados pela Lei e pelos profetas.

O que realmente nos falta na nossa condição natural não é discernimento intelectual, mas discernimento espiritual. Em 1 Coríntios 2:14, o apóstolo Paulo declara: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Mas, essa terrível falta de discernimento espiritual havia sido prevista, pois o profeta Isaías , falando da rejeição do Messias, declarou: “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” Certamente, se não for por meio da intervenção divina, quem poderá crer na pregação do Evangelho.

Por maior que seja nossa própria inteligência, a dureza do nosso coração pecaminoso não nos deixa ver o SENHOR, nem ouvir a Sua voz. Portanto, “… Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” (Hebreus 4.7)

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio da Semente. Para entrar em contato escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa Igreja visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia com o SENHOR.