Listen

Description

O mais importante testemunho acerca de Jesus

Em qualquer situação, o valor de um testemunho depende diretamente da confiabilidade da pessoa que se apresenta para testemunhar. Por isso, João Batista deve figurar entre as mais importantes testemunhas acerca de Jesus.

Quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que ele teria um filho, esse fato, por si só, já fazia de João uma pessoa especial. Afinal, quem poderia imaginar que Isabel, idosa e estéril, iria conceber e dar à luz um filho? Além disso, a respeito do menino que iria nascer, o mensageiro celeste disse que ele seria cheio do Espírito Santo desde o ventre materno. Contudo, mesmo que essas qualificações já fossem plenamente suficientes para uma excelente testemunha sobre a pessoa de Jesus, não podemos deixar de observar o que o próprio Cristo disse sobre João.

Em Mateus 11, lemos sobre o encontro entre Jesus e alguns discípulos de João. Depois que eles partiram, Jesus explicou às pessoas sobre a verdadeira identidade de João, seu papel fundamental na história da redenção e afirmou: “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista…” (Mt 11.11). Essas palavras tem um enorme peso, pois Jesus estava colocando João acima de Abraão, de Moisés, de Davi, de Elias e de todos os profetas do passado.

Com isso em mente, consideremos o testemunho que João deu acerca de Jesus, tão logo iniciou o seu ministério no deserto da Judeia. Em Mateus 3, João dá testemunho a respeito de Jesus e declara: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3.11). É simplesmente incrível que João, o mais importante homem “entre os nascidos de mulher” dissesse que não era digno sequer de carregar ou desatar as sandálias de Jesus. O batismo de João, por mais importante que fosse, era apenas um sinal externo de que a pessoa estava se declarando apta para o reino de Deus por meio do arrependimento. O batismo de Jesus, entretanto, era a sobrenatural concessão do Espírito Santo a todos que realmente tivessem passado pelo processo da regeneração espiritual. O apóstolo Paulo disse que o Espírito Santo é o selo ou a garantia da nossa salvação. Assim como o Espírito Santo era superior às águas do Jordão, do mesmo modo o batismo de Jesus era superior ao batismo de João. É por isso que João dizia sem o menor pesar: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30).

João Batista, pela sua posição na história da redenção, é o mais importante entre os nascidos de mulher. Por isso, seu testemunho sobre o Messias deve ser recebido com dobrada atenção, especialmente quando ele diz acerca de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).