O conhecimento para a vida eterna
Mais do que uma vida sem fim, a vida eterna, conforme descrita nas Escrituras, é uma vida diferente, que não provém da vontade do homem, mas de Deus. É a nova vida espiritual que nasce pela fé em Cristo. O Espírito Santo usa a verdade revelada nas Escrituras e ilumina os olhos do nosso coração para percebermos nossa perdição eterna e nos fazer buscar abrigo em Cristo, perdão na Sua morte e segurança na Sua ressurreição. É assim que recebemos a vida eterna, que vence a morte eterna que pesava sobre nós, por causa dos nossos delitos e pecados.
A declaração mais simples e direta acerca da natureza da vida eterna foi proferida pelo Senhor Jesus e se encontra em João 17:3, onde está escrito: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Nesse versículo, Jesus apresenta uma definição de vida eterna que vai além do sentido comum que se relaciona com a infinitude da vida.
De acordo com as palavras de Jesus, a vida eterna é sinônimo de conhecimento do Pai e do Filho. Antes de tudo, devemos entender que, nas Escrituras, conhecimento significa relacionamento caracterizado por intimidade profunda que se manifesta em consideração, compartilhamento, respeito e amizade. Esse é o tipo de conhecimento que podia ser visto na vida de pessoas que, conforme as Escrituras, andavam com Deus. Esse foi o caso de Abraão, por exemplo, a quem o próprio Deus chama de “meu amigo” (Isaías 41:8).
O conhecimento de Deus que é a essência da vida resulta em adoração exclusiva a Ele como “o único Deus verdadeiro”. Ou seja, quem verdadeiramente foi agraciado com a vida eterna vive em obediência ao primeiro mandamento que diz: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3). Quem conhece a Deus como “o único Deus verdadeiro” será cuidadoso em evitar a idolatria, que tanto pode se manifestar na adoração de imagens de escultura, que é expressamente proibida no segundo mandamento, quanto na adoração de ídolos virtuais que tomam o lugar de Deus no nosso coração.
Além disso, o sentido da vida eterna se encerra no fato de uma pessoa conhecer “Jesus Cristo, a quem enviaste”. Dizendo de outra forma, para recebermos esse nova vida, precisamos confiar que Jesus é o Cristo, isto é, que Ele é o Deus-homem, o Messias prometido, o único que é competente para resolver a nossa culpa eterna e nos abençoar com a salvação eterna.
Vida eterna significa, portanto, conhecer o Pai e o Filho. Como você pode alcançar esse conhecimento tão especial? Ouça o que Jesus disse aos judeus em João 5:39: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39). Leia e medite nas Escrituras. Por meio delas, você poderá conhecer a Deus e, assim, obter a vida eterna, que nos é oferecida na pessoa do Filho.