Aprendendo com os ninivitas
“Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12.38–40)
Por que os fariseus pediam sinal do céu, se diante deles estava o próprio Deus encarnado, o Verbo Divino, o Unigênito Filho de Deus, “o pão vivo que desceu do céu” (Jo. 6:51)? A explicação é que, na sua condição natural, os homens estão espiritualmente mortos, tais quais os ídolos descritos no Salmo 115, que "Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.” (Sl 115.5–7). Quem pede sinais a Deus está confirmando sua decadente condição espiritual.
Os fariseu conheciam bem a história de Jonas, o profeta que, séculos antes, tinha sido enviado por Deus para anunciar à grande cidade de Nínive que seu pecado havia ultrapassado a “medida de iniquidade” suportada pelo SENHOR. Jonas deveria avisar sobre a ira de Deus, que iria ser derramada sobre os moradores da cidade dentro de pouco tempo.
Mas, sabendo que Deus era “clemente, misericordioso, tardio em irar-se, grande em benignidade, e que se arrepende do mal” (Jonas 4.2), achando que Deus não deveria poupar a cidade de Nínive, Jonas embarcou em um navio que o levaria para Társis, o lugar mais distante de Nínive de que se tinha notícia à época. Mas Deus não desistiu do profeta desobediente. Primeiro, Ele enviou uma tempestade. Depois, um grande peixe engoliu a Jonas. Finalmente, em mais um ato de misericórdia, o SENHOR ressuscitou o profeta e fez o peixe vomitá-lo na praia, perto da cidade de Nínive. Mediante tal sinal, sabendo que aquele homem tinha sido trazido de volta à vida por esse Deus que estava irado com os moradores da cidade, tão logo os ninivitas ouviram a pregação de Jonas se arrependeram, clamaram fortemente a Deus e se converteram, cada um do seu mau caminho e da violência que havia nas suas mãos. Deus os ouviu e desviou a sua Sua ira, pois Ele é rico em misericórdia para com todos os que o invocam.
No diálogo com os fariseus, Jesus está, misericordiosamente, exortando os seus oponentes quanto à mensagem da ressurreição. Em outras palavras, Jesus está afirmando: “Quando eu ressuscitar, como ocorreu com Jonas, façam o que fizeram os ninivitas: arrependam-se. Do contrário, no juízo vocês serão condenados pelos ninivitas; porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas… 'E eis aqui está quem é maior do que Jonas.’ ” (Mateus 12.4)
Quando acontecer, creiam! A mensagem continua valendo. O sinal já aconteceu… você crê em Cristo ou vai esperar a condenação dos ninivitas?
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm.11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio da Semente, hoje, de Manaus, coração da Amazônia. Para entrar em contato escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa Igreja visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom final de semana na presença do SENHOR. Segunda nos encontramos, se o Deus permitir.