Listen

Description

Eu sou a luz do mundo

​A pessoa pode não concordar com as palavras de Cristo, contudo, gostando ou não, terá que reconhecer que o SENHOR Jesus fez afirmações extremamente ousadas acerca da Sua identidade. Seria possível maior expressão de ousadia do que a revelada por Jesus em João 6:12? Nesse versículo, o Senhor Jesus afirma: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12).

​Se você tiver qualquer familiaridade com o relato da criação, ao ler essa ousada declaração do Senhor Jesus, identificando-se como a luz do mundo, certamente vai lembrar-se do que Moisés registrou nos dois primeiros versos das Escrituras: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gênesis 1.2). A descrição nos permite imaginar abismos profundos de trevas tenebrosas dominando o cenário primitivo. Porém, quando avançamos para o próximo versículo, algo maravilhoso acontece. Em Gênesis 1:3, está escrito: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. De maneira simples, clara e direta, esse maravilhoso versículo diz que as trevas dos profundos abismos primitivos não resistiram à palavra poderosa do Criador. Ele falou, e a luz apareceu. A palavra de Deus foi a solução para as trevas que dominavam o Universo antes do primeiro dia da criação.

​Quando estudamos cuidadosamente o Evangelho de João, facilmente podemos perceber as marcantes semelhanças entre o livro de Gênesis e esse evangelho. Gênesis, capítulo 1, fala acerca do Deus eterno que existe antes do princípio de todas as coisas, que iniciou a manifestação da Sua glória lançando luz sobre as trevas. João, capítulo 1, fala do Verbo, da Palavra viva e eterna, que estava com Deus e que era divina. Obviamente, João está falando acerca de Jesus, a quem Ele identifica como Aquele em quem estava a vida e que era, Ele mesmo, a luz dos homens. Uma luz especial, pois, acerca dela, João afirma: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1:5).

​É muito importante entender que a voz poderosa que, no princípio da criação, debelou as trevas era a voz do próprio Cristo antes da encarnação. Sabemos disso porque João diz “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1.3). Paulo diz ainda mais quando declarou em Colossenses 1:16: “…pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Sendo o Rei eterno, que habita em gloriosa e inacessível luz, Jesus veio ao mundo para ser, espiritualmente, “… a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1.9).

​O pecado nos aprisiona nas trevas, todavia Jesus nos dá a Sua luz e, por meio d’Ele, Deus nos liberta do império das trevas o nos transporta para o reino do Seu Filho amado.
​A propósito, você já foi transportado das trevas para a luz? Se essa pergunta lhe parece estranha e incompreensível, certamente você ainda não experimentou essa incrível mudança. Então, eu lhe digo: “Corra para Cristo agora mesmo e receba a luz da vida eterna.”