O Perigo das trevas
Era temporada de acampamento, e os jovens estavam contando as horas para iniciar a aventura. Para tornar a viagem mais confortável, sempre saíamos bem cedo. E, para facilitar a logística na saída, na noite anterior, pedimos a alguns jovens para dormirem na casa de outro acampante, de modo que o grupo pudesse ser reunido mais rapidamente.
No dia seguinte, quando todos se reuniram na hora marcada, descobrimos que uma das jovens não poderia viajar. Como estava dormindo na casa de uma amiga, não sabendo onde acender a luz, levantou-se no escuro e bateu o rosto na quina de uma janela, o que resultou em profundo corte no lábio. Sempre que me lembro desse incidente, penso na importância da luz para que evitemos os perigos escondidos nas trevas. A jovem não era cega, todavia, por estar em um lugar escuro, seus olhos não puderam ver adequadamente.
Quando leio o livro de Provérbios, fico impressionado com as palavras de Salomão em 4:18: “O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”. Sem muito esforço, posso me lembrar de várias pessoas que iam tão bem e, de repente, se perderam na vida. Eram jovens, adultos, homens e mulheres que, lenta e gradualmente, foram perdendo o discernimento e, quando perceberam, estavam destruídos sem chance de recomeçar. Estavam tão imersos nas trevas que caíram sem sequer entender o que lhes havia feito tropeçar.
O apóstolo João diz que a pessoa que odeia a seu irmão “está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1João 2.11). Nada pode ser mais perigoso do que andar nas trevas. A pessoa, em tal condição, estará sujeita ao perigo por causa do seu estado de desorientação. As trevas têm o terrível poder de destruir nossa percepção. Sabendo que, por causa do pecado, todos nós estamos naturalmente imensos em trevas e sem capacidade de perceber o perigo eterno que está diante de nós, Deus enviou Seu Filho ao mundo, a fim de nos livrar do poder das trevas. E sabemos que somente em Cristo podemos vencer as trevas, pois somente Ele é a luz do mundo.
Não sei em que abismo você poderá ter caído, nem a que perigos tem sido exposto por andar nas trevas. Pode ser que você esteja ferido e sangrando, como a jovem que mencionei no início. Sua força e esperança podem estar comprometidas. Talvez você olhe ao seu redor e não consiga ver nada senão destruição e tristeza. Sua situação pode ser desesperadora, porém você pode refazer seu caminho, se decidir voltar-se para a luz. A luz do Céu raiou neste mundo quando o Filho de Deus veio buscar e salvar o perdido. Ele é a “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1.9). Você não precisa continuar tateando nas trevas. A luz está brilhando no mundo. Peça a Deus para abrir seus olhos e ajudá-lo a conhecer a Jesus, a verdadeira luz do mundo.