Listen

Description

O reflexo da luz de Cristo nas Escrituras

​O apóstolo Pedro, na sua segunda epístola, trata dos problemas dos falsos mestres que, muito cedo na história, procuravam perverter o evangelho de Cristo. Assim, sabendo que seus dias neste mundo estavam acabando, desejoso de manter os irmãos firmados na verdade em que haviam sido instruídos, Pedro ensina que deveriam se apegar às Escrituras para não serem tragados pelo engano. Por isso, em 2Pedro 1:19, o apóstolo afirma: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” (2Pedro 1.19).

​Nesse interessante versículo, as Escrituras são comparadas a uma “candeia que brilha em lugar tenebroso”. Tais palavras se assemelham às que lemos em Salmos 119:105, onde está escrito: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Uma lâmpada é indispensável para quem está em trevas. Assim, cercados pelas trevas espirituais deste mundo tenebroso, que segue sob o domínio do enganador, a Palavra de Deus é indispensável para que, por meio da sua luz, não venhamos a tropeçar. Por essa razão, “fazeis bem em atendê-la”, disse o apóstolo Pedro. Desprezar a bênção de poder ler e meditar nas Escrituras significa que estaremos expostos a grandes perigos, por não estarmos andando na luz da verdade.

​Enquanto compara a Palavra de Deus a “uma candeia que brilha em lugar tenebroso”, Pedro diz que devemos aproveitar a luz da Palavra de Deus “até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”. Se lembrarmos do que João diz em Apocalipse 22:16, essa estrela da alva que, segundo o apóstolo Pedro, vai nascer em nossos corações, é a mesma “brilhante Estrela da manhã”, que é um título que o Senhor Jesus atribuiu a Si mesmo.

​Jesus é a Luz do mundo, e o Seu brilho chega a nós por meio da Palavra de Deus. As Escrituras têm poder de iluminar os nossos olhos porque, como Jesus disse, “são elas mesmas que testificam de mim” (João 5:39). As Escrituras nos iluminam porque irradiam a glória da luz de Cristo.

​Conforme nos ensina o apóstolo Pedro, se temos a nossa fé firmada no Senhor no presente momento, devemos seguir passo a passo sob a luz das Escrituras. Entretanto, enquanto recebemos direção por meio da Palavra escrita, mantemos os nossos olhos n’Aquele que é a Palavra viva, a maravilhosa Estrela da alva, pela qual temos a certeza de que, em breve, as trevas desaparecerão definitivamente, e as sombras da madrugada serão dissipadas pela presença gloriosa do Senhor Jesus por ocasião da Sua vinda.

​A propósito, você tem acesso a uma Bíblia? Não despreze essa bênção. Por meio dela, você poderá conhecer a Jesus, Sua Pessoa e Sua obra. Do começo ao fim, as Escrituras nos ensinam sobre o plano de salvação do homem por meio do Filho de Deus. Se você tem uma Bíblia, você tem um farol que vai guiá-lo nesta vida e conduzi-lo pelo caminho eterno. Comece a lê-la agora mesmo e conheça a Jesus, a verdadeira Luz do mundo.