Listen

Description

Amor pelas trevas

É carnaval! Está aberta a temporada das trevas. Nos próximos dias, muitos no Brasil seguirão o caminho atraente dos prazeres da carne, sem levar em conta o perigo a que estão exposto. Quem está sonhando em curtir o carnaval, deve lembrar o que a Bíblia diz em Provérbios 14:12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. De modo geral, o carnaval significa liberdade para que muitas pessoas se entreguem à futilidade dos seus próprios pensamentos e, por causa da dureza dos seus corações e da falta de conhecimento de Deus, muitos, nestes dias, se sentirão à vontade para se entregarem à dissolução para, “com avidez, cometerem toda sorte de impureza", como lemos em Efésios 4:19.

Em dias assim, podemos entender melhor as palavras de Cristo em João 3:19, onde está escrito: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más”. Infelizmente, é assim que funcionam os desejos do nosso coração. Somos atraídos pelas trevas porque o pecado que habita em nós nos empurra nessa direção. E, se nos resta algum dúvida sobre o quanto os homens amam as trevas e aborrecem a luz, observemos como as pessoas se deixam envolver com o espírito do carnaval ficando completamente à vontade para fazer aquilo que, como dizem as Escrituras, “ o só referir é vergonha” (Efésios 5:12).

Observando o que Jesus disse em João 3:19, entendemos que, por causa das suas más obras, para tirar vantagem da obscuridade das trevas, os homens amaram mais as trevas do que a luz. Quem decide viver segundo a carne, terminará desenvolvendo um profundo amor pela trevas e uma aversão pela luz. O carnaval não é apenas uma inocente expressão cultural, mas uma declaração patente de que amamos o pecado e aborrecemos os caminhos do Senhor.

Felizmente, as trevas que encobrem o Brasil nos próximos dias jamais poderão ofuscar o brilho d'Aquele que disse : “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). Na verdade, quanto maior a escuridão, mais visível se torna a luz.

Não sei quais são seus planos para esse carnaval. Mas, gostaria de sugerir que, ao invés de correr para as trevas, você se voltasse para a luz de Cristo. Ao invés de seguir pelos caminhos perigosos do pecado e da morte, orientasse seus pés para seguirem o caminho da vida.

Se você conhece a Jesus, aproveite esses dias de trevas para refletir de modo intenso a luz do Senhor. Se você ainda não conhece o Salvador, aproveite o feriado para encontrar-se com ele. Ao invés de fugir da realidade refugiando-se na embriaguez ou nos prazeres destrutivos da carne, use esse tempo para ler o evangelho de João. Enquanto ler, peça ao Senhor para lhe ajudar a vencer a escravidão das trevas e do pecado, e abrir os olhos do seu coração para perceber a luz de Cristo e, assim, nunca mais você andará em trevas.

Carnaval é escravidão. Jesus é liberdade!