Listen

Description

A fala de Jesus

“Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.” (Mateus 26.64)

Não existe nenhuma vantagem em querermos ouvir as palavras do SENHOR, se não estamos dispostos a obedecê-las. Por isso, a insistência de Caifás para que Jesus se defendesse tornará o sumo-sacerdote ainda mais culpado.

Jesus sabia que aquele era o momento de ficar calado. Os inimigos já tinham suas estratégias bem planejadas. A condenação seria determinada por meio de falsas e contraditórias acusações. Portanto, Jesus decidira falar por meio do silêncio.

Entretanto, quando Caifás exigiu que Jesus falasse por meio de um juramento diante do Deus vivo, o Senhor precisou romper o silêncio. O apelo do sumo-sacerdote era inescusável, pois ele disse: "Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus” (Mateus 26.63). Então, Jesus respondeu imediatamente: "Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu” (Mateus 26.64).

Se no coração de Caifás e das autoridades religiosas restava ainda alguma dúvida sobre o que Jesus pensava acerca de Si mesmo, essa dúvida não podia mais continuar. A verdade está explicitamente declarada pelo próprio Cristo. Ao exigir que Jesus fale como quem está jurando diante do Deus vivo, Caifás recebera informações essenciais que lhe tornaram seriamente responsável perante o Deus vivo. Além de ouvir o próprio Jesus confirmando Sua identidade divina, Caifás recebe duas verdades adicionais acerca de Jesus: Primeiro, que Ele será exaltado à direita do Todo-Poderoso, isto é, que Ele reinará no Seu trono celeste à direita de Deus, Pai; segundo, que Ele um dia voltará, não mais como um servo humilde, mas como Rei glorioso.

Tendo ouvido a verdade dos lábios do próprio Cristo, o normal seria que Caifás repensasse seus planos e se submetesse Àquele que será exaltado como Rei da glória. O problema é que aqui não estamos diante de uma cena normal, porque o coração humano é anormal. A verdade está saltando aos olhos, mas o coração duro recusa abraçá-la, esquecendo-se de que “… àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão” (Lucas 12.48).

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.