O Cuidado do Bom Pastor
Lamentavelmente, poucas pessoas tem o hábito de ler a Bíblia regularmente. Apesar disso, há um versículo nas Escrituras que todas as pessoas sabem de cor. É tão conhecido que, se eu disser a primeira parte, certamente você completará com a segunda. Vamos testar? Aqui está a primeira parte: “O SENHOR é o meu pastor e…”. O que vem em seguida? “… nada me faltará”… Esse o Salmo 23:1: “O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará”.
Davi, escritor desse salmo, que também fora pastor de ovelhas, sabia por experiência própria quanto a vida de uma ovelha depende do pastor. Diante dos inúmeros perigos que ameaçam o rebanho, a presença de um pastor é absolutamente essencial. Ao escrever o Salmo 23, Davi se coloca no lugar de uma ovelha que tem o SENHOR Deus como seu pastor. E assim, cheio de júbilo por causa dessa certeza, Davi, levanta confiantemente a sua voz e declara: “Eu tenho um pastor que me supre de tudo de que eu necessito. Eu não sou uma ovelha sem pastor, ao contrário, tenho um pastor que não me deixa faltar nada dos que realmente preciso, pois, sob Seu cuidado, algumas coisas podem faltar, mas não me farão falta”.
Esse salmo ganha um significado bem pessoal quando chegamos ao capítulo 10 de João e escutamos o SENHOR Jesus afirmar no versículo 11: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. Ainda, no mesmo capítulo no versículo 14, Ele afirma: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (João 10.14).
Para entender o sentido verdadeiro dessas palavras, é necessário compreender o significado verbo conhecer nas Escrituras. Quando o SENHOR afirma que Ele conhece e é conhecido por Suas ovelhas, está falando de um relacionamento achegado, de intimidade. O SENHOR não apenas sabe fatos acerca das Suas ovelhas, Ele se relaciona com elas de modo tão achegado que as chama pelos Seus nomes, como lemos em João 10:3.
Saber que Cristo tem tal proximidade com os Seus conforta o nosso coração e acalmar a nossa alma. Vivemos em um mundo extremamente perigoso. Além dos riscos a que estamos expostos por viver em um mundo que rejeita a Palavra de Deus, ainda temos as ameaças do nosso grande inimigo que o apóstolo Pedro, em sua primeira epístola 5:8, designou “como um leão que ruge a nossa volta procurando alguém para devorar". A adversário tenta nos destruir por meio de artimanhas poderosas e perigosas, as quais não podemos ignorar como lemos em 2 Coríntios 2:11. Além disso, as Escrituras nos advertem quanto aos perigos dos falsos mestres que ensinam doutrinas erradas a fim de nos desviar da verdade. E, se isso não fosse bastante, ainda corremos riscos de cair em perigos por causa do nosso próprio coração pecaminoso.
O mundo é realmente um lugar perigoso. Mas, se somos ovelhas do Bom Pastor estamos certos de Ele nos guardará, afinal, “O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará”.
Jesus é o meu pastor! O meu Bom Pastor. Quem é o seu pastor?