Listen

Description

“Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Marcos 8.35).

O jovem motorista Sidney Bezerra, 37 anos, na última terça-feira, 25/06/19, escreveu no status de uma das suas redes sociais: “Aproveite a vida enquanto há tempo. A vida é tão pequena para ser desperdiçada.” Muitas pessoas fazem postagens desse tipo na internet, mas a mensagem do Sidney tem um significado muito mais marcante. Pouco tempo depois da postagem, Sidney assumiu o volante de um dos ônibus da empresa em que trabalhava e, quando já se aproximava de Fortaleza, o jovem motorista se envolveu em um acidente e perdeu a vida. Sidney tinha razão, a vida é curta, mas não podia imaginar que a sua estava tão perto do momento final.

A preocupação em aproveitar a vida é legítima e natural. Não existe nada de errado com esse desejo. A certeza da nossa finitude nos força à busca de algo que torne a vida mais significativa. No entanto, tal desejo deve também nos levar a fazer a seguinte pergunta: O que significa realmente aproveitar a vida?

Quando observamos as palavras de Jesus, notamos que Sua resposta é bastante diferente da resposta dos homens. O SENHOR afirma: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á”. Jesus está ensinando que, quando os homens, por si mesmos, tentam aproveitar ou salvar a vida, na verdade, terminam por perdê-la. Como diria Salomão, a vida debaixo do sol, à parte do temor do SENHOR, não passa de uma louca e vã corrida atrás do vento (cf. Eclesiastes 4:6).

A mensagem de Sydney combina bem com as palavras de Moisés no Salmo 90:10, “…porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”. Então, qual o sentido desta vida tão breve? Salomão responde: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12.13).

A maneira sábia de aproveitar esta vida tão curta é estar preparado para a tão longa eternidade. Afinal, “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?” (Marcos 8.36–37)

Dê ouvidos à Palavra de Cristo, para não cair na armadilha de pensar que está aproveitando a vida, quando, na verdade, a está perdendo.

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.