A história de Ester (27): Quem pode livrar como o SENHOR?
Você tem uma canção favorita? Eu tenho algumas. Mas, no topo da lista, está uma que diz: “Quem pode livrar como o SENHOR? Ele é poderoso pra me salvar!” Gosto dessa música porque ela me traz à memória inúmeras provações pelas quais já passei em que não havia outra saída, senão a intervenção graciosa do SENHOR.
No capítulo 40 do livro do profeta Isaías, encontramos uma promessa alentadora que combina bem com o dilema do povo judeu na época da rainha Ester. Em Isaías 40:29, o profeta conforta o povo dizendo que Deus “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Sem dúvida, depois que a sentença de morte foi publicada, não restava ao povo de Israel força nenhuma. Resistir aos inimigos era uma opção descartada.
Diante desse quadro de impotência, quando chegamos ao capítulo 9 do livro de Ester, encontramos uma situação completamente diferente. Ali, o escritor nos informa que, na data marcada, quando os inimigos dos judeus se levantaram para destruí-los, não conseguiram realizar o massacre. Respaldados pelo novo decreto do rei, os judeus reagiram aos ataques, destruindo seus opoentes que, naquela altura, já não eram tão numerosos. Em Ester 9:2, lemos que, no dia marcado para acontecer o genocídio, os judeus “se ajuntaram para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal; e ninguém podia resistir-lhes, porque o terror que inspiravam caiu sobre todos aqueles povos.” Como tantas vezes ocorre na história de Israel, quando chega um momento crítico, e o povo não tem meios para resistir, Deus renova suas forças e intervém sobrenaturalmente, fazendo recair sobre os inimigos um terror inexplicável.
O livramento dos judeus no tempo da rainha Ester reflete bem a promessa que o SENHOR fez a Josué por ocasião do início da conquista da terra de Canaã. No primeiro capítulo do livro de Josué, o SENHOR afirma: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Josué 1.5). Assim, confiando nessa promessa, Josué liderou a conquista na qual os inimigos, antecipadamente, estavam dominados pelo medo de Israel.
Observando os fatos maravilhosos acontecidos na história de Israel, ganhamos confiança para seguir cantando a segunda parte da velha canção que diz: “Quando os meus inimigos se levantaram contra mim, o SENHOR estendeu Sua mão para mim e me deu a vitória”. Assim tem sido na minha vida; assim, também, pode ser na sua, se você colocar, em Cristo, toda a sua fé, pois Ele, conforme prometeu, faz-nos fortes quando estamos cansados e renova nossas forças quando já não temos vigor. Portanto, a pergunta continua válida: Quem pode livrar como o SENHOR?