Listen

Description

A ausência do SENHOR

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.” (João 11.21)

Marta e Maria não tinham dúvidas quanto ao poder de Jesus para curar seu irmão Lázaro. Os grandes sinais feitos por Jesus eram conhecidos por todos e falavam por si mesmos. Mas, se para as duas irmãs, não havia um problema de poder, certamente havia um problema de presença. Elas estavam convencidas de que a distância geográfica tinha impedido o SENHOR de socorrer seu irmão antes da morte.

O que Marta e Maria não sabiam é que Jesus conhecia a situação melhor do que elas poderiam imaginar. Assim que foi informado da doença de Lázaro, Jesus declarou aos discípulos: “… Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (João 11.11). Como os discípulos não entenderam que adormecer e despertar, neste contexto, significavam morrer e ressuscitar, respectivamente, Jesus disse claramente: "Lázaro morreu" (14). Quando somos atingidos pela dor, podemos facilmente pensar que o SENHOR está longe e esse pensamento torna ainda maior nosso sofrimento.

Entretanto, mesmo que nossos olhos não percebam, a verdade é que Deus não se limita por distância geográfica ou qualquer outra barreira física. O SENHOR falou por meio do profeta Jeremias: “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?” (Jeremias 23.23). A resposta é óbvia: o Deus Trino das Sagradas Escrituras é Deus de longe e de perto, Ele é onipresente. Ele enche os céus e a terra e tudo está diante dos Seus olhos.

Marta e Maria não podiam imaginar que, pela aparente distância, o SENHOR estava preparando uma bênção ainda maior. Ao invés de apenas evitar que Lázaro morresse, Jesus vai ressuscitá-lo após quatro dias. Melhor do que evitar a morte é vencê-la quando ela se sente vitoriosa.

Sem dúvida, quando parecer que Jesus nos abandonou, esperemos, pois Ele nos prepara uma grande surpresa. Foi assim quando os discípulos se encontraram no meio de uma grande tempestade no do mar da Galiléia. No primeiro momento, Jesus os observa de longe. Mas, depois, Ele veio ao encontro dos apóstolos andando por sobre o mar. Aqui aprendemos que quando a prova parece impossível, Deus vem ao nosso encontro de uma forma ainda mais impossível. Quando Ele não está no barco, é porque virá ao nosso encontro andando sobre as águas.

Vendo-se vencidas pela dor, Marta e Maria podiam ouvir seus corações dizendo: “O teu Deus onde está?” (Salmo 42:3). A verdade é que Deus estava onde sempre esteve: no Seu trono eterno, agindo em tudo para o bem daqueles que O amam.

Muitas vezes, as lágrimas impedem os nossos olhos de perceber a presença de Deus. Mas Ele está perto e conhece bem o que estamos enfrentando. Como sabemos disso? Diante da própria morte, o maior de todos os desafios, Jesus declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11.25–26)

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.