Listen

Description

Vencendo o medo e a ansiedade (11): Descansando nos braços do SENHOR

O profeta Isaías tem uma descrição pitoresca acerca dos que pensam segundo o mundo e andam no caminho dos pecadores. Sobre esses, o profeta escreveu: “Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo” (Isaías 57.20). Os pecadores, aqui referidos como perversos, são reconhecidos pela agitação da sua alma. Eles não desfrutam o descanso da fé, porque não creem realmente em Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Único que pode dar descanso ao coração humano.

No caso de uma pessoa que não teme a Deus, as palavras do profeta Isaías podem ser verificadas facilmente. Acontece, porém, que Bárbara já havia dado o passo de fé em direção ao SENHOR Jesus. Apesar disso, sentia sua alma em ebulição; não conseguia desfrutar do repouso prometido por Cristo. O que estava acontecendo? A luta era grande e já se estendia por um período de tempo preocupante. 

Depois de estarmos certos de que não havia causas físicas para o distúrbio do sono, a nossa conclusão foi que deveríamos focar na alma. Nesse ponto, enfatizei novamente que, quando queremos examinar e curar os males da alma, não existe nada melhor do que as Escrituras. Aliás, gosto de dizer que a Palavra de Deus é o verdadeiro manual de psicologia à nossa disposição. Bárbara ficou confusa com essa afirmação. Então, completei: “Minha irmã, se a psicologia for definida como o estudo da alma, os homens, por mais capazes que sejam, estão limitados pela própria natureza do objeto a ser estudado: a alma. Esse objeto não se presta para a observação empírica, que avança por meio de hipóteses, testes e confirmação pela replicação das conclusões. É assim que chegamos às chamadas teses científicas. Assim, quanto ao estudo da alma, o máximo que os homens podem fazer é lidar com os sintomas físicos que fluem de uma alma enfraquecida. Os profissionais que labutam nesse campo têm boa vontade e se dedicam em busca de soluções. Porém o máximo que conseguem é administrar um medicamento que, talvez, terá o efeito de “desligar” temporariamente a conexão entre alma e corpo. Isso não é de todo ruim, mas a cura da alma não se alcança aliviando os sintomas do corpo.” 

Eu queria que Bárbara entendesse que, quando a falta de sono é causada, primeiramente, por distúrbios da alma, o remédio deve ser buscado na única fonte segura de restauração da alma, isto é, a Palavra de Deus. Pedi, então, que Bárbara lesse Salmos 19:7: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”. Expliquei que o verbo “restaurar”, presente nesse versículo, significa, entre outras coisas, “trazer de volta”. De fato, há situações na vida que nos fazem chegar ao ponto de quase perder a alma. Nesses momentos, a Palavra de Deus, que é perfeita ou completa, providencia o remédio adequado para nossa restauração interior.  

Entendendo bem o raciocínio e concordando que a verdade da Palavra de Deus poderia trazer refrigério para sua alma, Bárbara perguntou: “Será que a leitura, meditação e memorização das Escrituras podem me ajudar na minha luta para adormecer?” Claro! Respondi prontamente. E disse mais: “Creio que é isso que Davi afirma no Salmo 16. Teremos tempo para falar sobre esse Salmo. Por enquanto, quero lhe passar uma “receita” para que sua alma comece a ingerir doses abençoadoras da Palavra de Deus. Para isso, vamos usar o Salmo 119. Esse é o maior capítulo das Escrituras. Mas fique calma. Não vai precisar ler todo de uma só vez. Esse Salmo está dividido em vinte e duas estrofes com oito versículos em cada. Aqui está a tarefa: Você deverá “tomar” três doses desse salmo por dia. Uma estrofe por vez: Ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Leia 3 vezes cada estrofe. Antes de ler, peça ao Espírito Santo, autor final do Salmo, para lhe ajudar a entender e abraçar as verdades de cada estrofe. Tenha um caderno e uma caneta sempre à disposição. Registre tudo que for percebendo e, especialmente, anote aplicações específicas para sua vida. Termine a leitura sempre com uma oração, incorporando as palavras lidas. Esse é o remédio perfeito, sem contraindicações, cujo resultado é garantido pelo próprio Deus. Siga esse caminho e espere a restauração do SENHOR!”