Listen

Description

Vencendo o medo e a ansiedade (23): Quando o mapa é diferente da estrada 

“Bárbara, vejo que uma importante causa para seu abatimento é a frustração. Você tinha muitos planos para os meses passados. Na sua mente, o mapa estava traçado com todos os pontos orientadores bem definidos. De repente, tudo foi interrompido, e você não estava preparada para uma mudança tão drástica na sua rotina.” Foi assim que introduzi um importante conselho bíblico que queria compartilhar com Bárbara.  

Muitas vezes, reclamamos da monotonia da rotina, da mesmice da vida; então, algo acontece fora do nosso controle, a nossa rotina vai para o espaço e passamos a lidar com uma enorme frustração. Por isso, devemos dar ouvido ao que diz a Palavra de Deus em Provérbios 16:1: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Não é errado planejar antecipadamente, porém não podemos deixar que a nossa alegria e disposição dependam da execução do que planejamos. A alegria da nossa vida deve estar em Cristo, não na realização dos nossos projetos. 

O ano de 2020 será, para sempre, conhecido como o ano da frustração humana. Tudo que tem acontecido e deixado de acontecer, desde que o mundo se viu envolvido nessa pandemia, tem muito a nos ensinar. De repente, em pleno século XXI, no auge do desenvolvimento tecnológico, quando a ciência supera limites inimagináveis, o mundo teve que fechar as suas portas. E, entre fatos e boatos, vendo corpos tombando a nossa a volta, o melhor que fizemos foi tentar ficar abrigados do pequeno e letal inimigo. O medo desabou sobre a sociedade, e o mundo parou. O impacto foi sentido em todas as facetas da vida, especialmente no nosso mundo interior. Diante disso, a frustração se alastrou no vácuo da peste, e muitos mais foram as vítimas da doença da alma do que da infecção do corpo.

Bárbara, como tantos outros, estava sendo vítima do desequilíbrio emocional e espiritual proveniente da impossibilidade de realizar o que havia planejado. Para uma pessoa reconhecida por sua organização e proatividade, ficar delimitada nas suas possibilidades era um fardo pesado demais.

Contudo Deus estava ensinando uma lição importante à Bárbara. Era preciso entender que o SENHOR está no controle de todas as coisas, e que nada vai além daquilo que Ele faz ou permite que aconteça. Nossos planos não são soberanos. Não sabemos, sequer, como será o dia de amanhã. Por essa razão, a prudência, mais valiosa do que a prata (cf. Provérbios 16:16), traz-nos à memória a verdade de que “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16.9). 

“Bárbara, é bom ter um mapa para nos dirigir os passos, porém, se a estrada for diferente do mapa, siga a estrada. O mapa os homens desenham; a estrada, Deus a traçou para nós. Para ajudá-la a manter seus pensamentos na perspectiva correta, tenho uma tarefa simples: Escreva Provérbios 16:1, 9 e 33 na sua agenda devocional. Nos próximos três dias, você deverá ler e orar esses versículos cinco vezes ao dia: ao acordar, na hora das principais refeições e antes de dormir. No quarto dia, deverá escrevê-los de cor e registrar em poucas frases como esses versículos nos ajudam diante das frustrações que desanimam nosso coração. E não esqueça: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão” (Provérbios 16.33).