Listen

Description

Vencendo o medo e a ansiedade (29): A missão que mantém a vida

A vida é cheia de riscos. E, em muitos casos, nós nem sequer sabemos os perigos que estão perto de nós. Foi assim com o apóstolo Paulo enquanto pregava na cidade de Corinto. Durante os dezoito meses em que ministrou naquela cidade, havia, da parte de muitos judeus, uma trama para incriminar Paulo perante as autoridades imperiais. Desse modo, Paulo foi levado à presença de Gálio, o procônsul da província da Acaia, a fim de responder pela seguinte acusação dos judeus: “Este persuade os homens a adorar a Deus por modo contrário à lei” (At 18:13).  

Felizmente, a autoridade romana não deu ouvidos aos judeus, e Paulo foi livre do suposto crime. Porém mais importante do que a reação de Gálio foi o fato de o SENHOR avisar a Paulo, por meio de uma visão, o que estava para acontecer. Em Atos 18:9-10, Lucas registrou: “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” 

Se estamos vivendo dentro da vontade de Deus, não precisamos ficar preocupados com os perigos que, porventura, estejam nos rodeando. Tudo de que precisamos é saber que o nosso Deus conhece todas as coisas. Nenhum esquema, benigno ou maligno, passará oculto aos olhos do SENHOR. Pensando, por exemplo, no caso de Paulo, será que ele ficou ansioso depois de ter recebido o aviso sobrenatural acerca da perseguição vindoura? Será que ele ficou assustado quando foi intimado a comparecer diante do tribunal? Certamente, essas não foram as reações de Paulo, pois ele já sabia do que estava por vir e também já tinha recebido do SENHOR a garantia de que ninguém iria fazê-lo mal, pois Cristo tinha uma missão que Paulo deveria completar. 

A conclusão da missão que Deus tem para nós é o melhor delimitador da nossa existência terrena. O SENHOR não tem projetos inconclusos. “Estou plenamente certo”, disse o apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses, “de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Enquanto o projeto de Deus não for terminado, nada nem ninguém poderá apressar a nossa morte. Por outro lado, quando os planos do SENHOR se tiverem completado, nada nem ninguém poderá aumentar o número dos nossos dias, que já foram escritos e determinados “quando nem um deles havia ainda” (Sl 139:16).

Como está seu coração nesses dias? Apertado, preocupado, ansioso? Que possibilidades futuras despontam no horizonte da sua mente como um perigo real? Não dê excessiva atenção a tais possibilidades. Melhor é perguntar para si mesmo: “Estou vivendo de um modo que agrada a Deus, segundo o ensino das Escrituras?” Mais importante do que a precaução é a consagração. Alinhe seus passos no caminho do SENHOR e siga tranquilo. Obedeça ao SENHOR sem medo, pois ele mesmo nos assegura: “eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.”