Aprendendo a orar
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos” (Lucas 11.1)
Jesus estava orando em certo lugar, e os discípulos o observaram. Assim que Jesus terminou Seu tempo de conversa com o Pai, um dos Seus discípulos lhe pediu: “Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos”.
Embora os discípulos fossem homens seguidores de preceitos religiosos acostumados com a prática da oração pública e privada, a forma como Jesus orava e até o local escolhido para fazer Suas orações levaram os discípulos à conclusão de que eles precisavam aprender a orar.
A primeira lição desse versículo é que oração pode ser aprendida, e o SENHOR Jesus é o melhor professor. Se você não sabe orar ou se suas orações apenas seguem uma fórmula pré-estabelecida por sua tradição religiosa, está na hora de você fazer como os discípulos. Pare um pouco e, com sincero coração, fale com o SENHOR Jesus e diga: “SENHOR, eu não sei orar. Por favor, ensina-me”. A boa notícia, como veremos ao longo das nossas meditações nos evangelhos, é que Jesus atende a esse pedido e nos ensina a orar. Aprender a orar pode mudar sua vida.
Observando o relato dos evangelhos, podemos entender por que os discípulos fizeram esse pedido. Diferente dos religiosos da época, cujas orações não passavam de vãs repetições, ao orar, Jesus realmente se comunicava com o Pai. No Sermão do Monte, Ele disse: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos” (Mateus 6.7). Palavras repetidas mecanicamente não podem ser chamadas de oração autêntica, conforme o modelo ensinado por Jesus. Jesus não fazia um ritual, mas se deleitava em comunicar-se com Deus. Eis uma diferença notável nas orações de Jesus. Oração não é repetição mística de frases de efeito, mas comunicação com Deus. Tentar falar com o SENHOR usando frases e palavras previamente arranjadas destrói a realidade da comunicação e desonra a Deus. Como você se sentiria se alguém tentasse falar com você usando frases memorizadas e repetidas mecanicamente?
Esta semana, nosso desafio é aprender a orar. O que acha disso? Como disse anteriormente, aprender a orar pode mudar sua vida. Então vamos começar assim: hoje, antes do café da manhã, do almoço e do jantar, você vai parar um instante, fechar seus olhos para evitar distração e fazer a seguinte oração: “SENHOR, obrigado por este alimento. Por favor, ensina-me a orar”.
Vamos começar desse modo e, ao longo da semana, veremos como Jesus vai responder a sua oração. Aprender a orar pode mudar sua vida!
Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.